sábado, 18 de julho de 2009

Foto de Basilina Pereira, com click de Régis Almeida. Basilina, poeta de Mg Residente em Brasília, abraça Bilá Bernardes, Representante de Poetas del Mundo em MG.
O 5º Belô Poético, evento de poesia que reúne poetas do Brasil em Belo Horizonte, aconteceu do dia 9 a 12 de Julho. Durante esse período, participamos de saraus, mesas redondas, passeios turísticos, troca de livros e de experiências com s quase duzentas pessoas presentes.
Na programação, planejamos encontro para troca de experiência com Poetas del Mundo. Esse encontro não aconteceu como planejado. Como comenta Basilina Pereira, no jornal O Rebate, houveram atrasos no início das atividades das tardes. Um desses atrasos, de mais de uma hora, tornou inviável o encontro programado. Optamos, então, por pequenos encontros onde conversamos com Poetas del Mundo sobre ações que visibilizem o Manifesto dos Poetas del Mundo. Encontramos muitos poetas interessados em conhecer mais o Movimento e fazer sua inscrição. A eles, foi repassado o endereço do site, com todas as orientações sobre a inscrição.
Uma das atividades proposta foi a criação de um jornal - ou revista - para publicar Poetas del Mundo. A adesão a esse projeto foi entusiasmada e logo estaremos nos reunindo para programar nosso informativo em papel.

Sobre o Belô Poético em geral, trago palavras de seus idealizadores, também Poetas del Mundo: Rogério Salgado e Virgilene Araújo, publicados

Relatos do 5º Belô Poético


Por Rogério Salgado e Virgilene Araújo

"(...)uma gota de orvalho/desprende-se d`uma flor/chorando".

*
Foto por Brenda Marques: Ladeado por Virgilene Araújo e Rogério Salgado, o Poeta, escritor, historiador, antologiador, crítico literário, ator e Performer José-Alberto Marques que veio de Portugal especialmente para o Belô Poético.


"Palco vazio. Cadeiras vazias.
Hoje é dia 13 de julho de 2009. Depois de quatro dias de poesia e calor humano, todos voltam para suas casas e nós só faremos o mesmo, quando tudo estiver de volta em seu lugar. Imagens começam a surgir como fumaça gerando lembranças. Primeiro todo um trabalho preparativo de quase seis meses, na tentativa de se fazer o melhor para todos os poetas que vêm acreditando nessa proposta chamada Belô Poético.

Foram muitos trabalhos gratificantes e imprescindíveis. Todos os colaboradores, mais uma vez, estiveram em forte sintonia e tudo transcorreu com muito entusiasmo, calor de satisfações e comprometimento. De fato um exercício de solidariedade, oportunidades e emoções.

A abertura oficial se deu com as homenagens prestadas aos poetas e amigos da poesia: Joanyr de Oliveira; Amadeu Rossi Coccô, o velho Amadeu, que se despediu do mundo alguns dias após receber a notícia de que seria homenageado; Luiz Zanotti, O Grupo Lesma, Maria Clara Segobia e o poeta Mário Jorge, in memorian. Na seqüência, performance do poeta português José-Alberto Marques e dos argentinos Sebastián Moreno e Laia Ferrari; a música e a literatura de Zebeto Correa e Caio Junqueira Maciel; além dos quadros do poeta e artista plástico Beto Moreira, a exposição de haicais de Tânia Diniz, os banners poéticos-filosóficos/humorísticos do Dioli e Grupo Barkaça e a exposição em homenagem póstuma ao poeta Antônio Roberto Fernandes.

Na parte da tarde do dia seguinte (11 de Julho) aconteceu o Mini Seminário, no qual foi abordado o tema: A poesia pode curar?, com a poeta e terapeuta Inez Alves, o Orientador Espiritual e Membro do Centro de Fraternidade Espírita Irmão Vitor Marco Alexandre Cunha, a Poeta e Enfermeira Gertrudes Greco, a Poeta e Membro da Seicho-No-Ie Heleide O. Santos, o Poeta e Voluntário do Alô Vida Cláudio Márcio Barbosa e a Poeta e Psicopedagoga Bilá Bernardes, sendo coordenado pelo antropólogo, poeta e membro da ANE – Associação Nacional de Escritores/DF Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira.
Em seguida o Circuito de Opiniões e Conhecimentos que teve como tema: Há limite para a emoção e técnica nas produções poéticas? com o poeta e Doutor em Semiologia Fernando Fábio Fiorese Furtado, a poeta e Mestre em Teoria da Literatura Cecy Barbosa Campos, o Escritor Sérgio Fantini, a Poeta e Mestre em Literatura e outros Sistemas Semióticos Brenda Marques Pena, o Poeta, Pesquisador e Professor Universitário Marcos Freitas, o Poeta, escritor, historiador, antologiador, crítico literário, ator e Performer José-Alberto Marques, o Poeta e Mestre em Teoria da Literatura Iacyr Anderson Freitas, o Poeta e Videomaker Luiz Edmundo Alves, o Poeta e Jornalista José Edward e o Poeta e Filósofo Rodrigo Starling, sendo mediados pelo Poeta, Jornalista e Mestre em Artes Visuais Eugênio Magno.


À noite aconteceu a Teia Poética: Intervenções poéticas e performáticas dos poetas que desejaram se expressar e foram sorteados durante o Sarau Poético. Os contemplados foram os seguintes: 1º Lugar, Kennedy Cândido com Memória subterrânea na máquina do tempo, 2º lugar Cida Araújo com O salmo do louco, 3º lugar Jorge Amâncio Poema de desamor. Foram conferidas menções honrosas para Irineu Baroni com Recortes da vida e Regis D`Almeida com Papelão. Os demais participantes foram: Jaak Bosnans com Homenagem, Maria Clara Segobia com Viva a minha vida, Maria Ilce com Poemar, Santiago Dias com O plantador de manhãs e Terezinha Romão com Saudades.

A mesa de Jurados, assim foi composta: Rodrigo Starling – MG, Poeta e Presidente da OPA! – Oficina de Produção Artística; Lecy Pereira Souza – MG, Poeta e Performer; Deomídio Macedo – BA, Poeta e Ator; Bruno Candéas – PE, Poeta; Arlindo Nóbrega – SP, Poeta e Presidente da Febac – Federação Brasileira dos Alternativos Culturais. A apresentadora Graça Faisão, ao lado de Glaysson Poeta, abriu a Teia Poética com uma dança típica brasileira. A abertura performática ficou a cargo do poeta Lecy Pereira. Na seqüência Aroldo Pereira e Frido Kilo realizaram a sua performance.

Na manhã de 12 de julho, o encerramento do 5º Belô Poético se deu com a Oficina: “A prática de fazer mandalas poéticas” ministrada pela artista plástica Regina Ximenes. Após o encerramento oficial, os poetas participaram da atividade extra programação que foi um passeio turístico no Centro Histórico de Ouro Preto/MG – com recepção do poeta Beto Moreira, na Pousada: Pouso de Santo Amaro.

Entretanto, a cena mais significativa do 5º Belô Poético foi à despedida do poeta português José-Alberto Marques que, emocionado com tudo que vivenciou nesses quatro dias de poesia, chorou como criança ao voltar para Portugal.

Por Rogério Salgado e Virgilene Araújo"

Outros escritos sobre o Belô Poético, com fotos, relatos e comentários podem ser vistos em:
http://orebate-soninhaporto.blogspot.com/2009/07/sobre-belo-poetico.html
http://www.eunanet.net/beth/akkitemarte.php
http://www.eunanet.net/beth/akkitemarte/belo_poetico_5.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário