quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sílvia Motta fala sobre L´homme du sonnet durante encontro dos Poetas Del Mundo no ano da França no Brasil


"O maior objetivo do Poetas Del Mundo é disseminar a cultura pela paz, através das artes, da música e literatura, especialmente da poesia."

Sílvia Motta, Cônsul de Poetas del Mundo em Belo Horizonte
e recordista mundial em autoria de acrósticos.

Entrevista para o Blog dos Poetas del Mundo de Minas Gerais

Brenda Marques: O 3º Encontro de Poetas del Mundo em Blumenau comemora o ano da França no Brasil. Como palestrante, fale da importância de FÉLIS ALÉXIS ARVERS "l´homme du sonnet" para a literatura universal. Li que ele trabalhou trabalhos teatrais com Molière.

Sílvia Mota: Querida e Caríssima jornalista Mestra Brenda Marques, é uma honra dividir com você. esta responsabilidade que assumirei amanhã, em Blumenau, Santa Catarina, como palestrante da noite. Farei uma palestra em parceria, com o CLUBE BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA sobre o FÉLIX ALÉXIS ARVERS, poeta e dramaturgo que nasceu em 1806. Há duzentos e três anos e até hoje, reconhecido na literatura universal. O soneto que ele escreveu já está publicado em um só volume , com 225 versões e traduções do seu amor platônico impossível, por Marie Nodier. Tenho todas elas.

Brenda Marques: É o seu primeiro Encontro de Poetas del Mundo. Como se sente em ser a única representante de Minas no evento?

Sílvia Motta: Já participei de muitos outros Encontros de Poetas del Mundo. São inesquecíveis. Vale a pena participar ativamente. Com pesar justificado, não teremos a presença da nossa querida Cônsul dos Poetas Del Mundo de Minas Gerais Bilá Bernardes. Farei o possível para desempenhar com elegância, competência e prazer esta missão cultural, na comemoração do ano da França no Brasil, com a presença da Embaixadora de Poetas del Mundo na França, Diva Pavesi e a Embaixadora do Brasil Delasnieve Daspet e de tantas autoridades literoculturais.

Brenda Marques: Qual o principal objetivo do movimento nessas confraternizações?

Sílvia Motta: O maior objetivo é a cultura pela paz, através das artes, da música, literatura especialmente da poesia. Importante é que não basta falar de paz. É preciso vivenciá-la através das ações socio-culturais-políticas. Vale ressaltar a prática cotidiana que exige o envolvimento de todos e de todas as nações, a partir do nosso próximo.

Brenda Marques: Com certeza teremos um novo acróstico sobre o encontro. Caso já tenha escrito, gostaríamos de terminar essa entrevista com ele.

BASTA
Acróstico pela Paz,

Por Sílvia Araújo Motta
B-Basta de cumprir e fazer cumprir
A-As ordens autocratas de Herodes:
S-Sistema internacional a exigir
T-Todo o consumo diário, obrigatório,
A-Apresentado pela mídia mundial.
-
B-Basta de ser o “laissez-faire” Pilatos
A-Ao lavar as mãos e ficar cego à pobreza...
S-São gritos infinitos que exigem atos:
T-Trabalho, crença e a certeza da Fome
A-A rondar sorrateiramente o mundo desigual.
-
B-Basta de ser querubim, anjo ou arcanjo
A-Apenas, sem dar solução, para anunciar
S-Só as catástrofes arrasadoras da terra...
T-Tenho de dar as mãos, o bolso e o coração
A-À humanidade que sem guerra, afinal,
-
B-Basta querer! Basta cada um fazer
A-A sua parte! Basta ajudar o irmão,
S-Saciar sua sede, o amor, o lazer.
T-Toque, abrace, escute, ensine a lição:
A-A PAZ poderá ser universal, pode crer!
_____________________________________

*Brenda Mar(que)s Pena, jornalista e Cônsul de Poetas del Mundo pela Zona Leste de Belo Horizonte. Preside o Instituto Imersão Latina e escreve semanalmente às quintas-feiras neste blog. Envie sugestões e faça os seus comentários aqui ou para o e-mail brendajornalista@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário