sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Clevane Pessoa, convidada especial dos I Juegos Florales del Caribe-entre outros brasileiros e Poetas del Mundo





http://mgpoetasdelmundo.blogspot.com/

MG Poetas del Mundo
Este é mais um espaço para encontro dos Poetas del Mundo de Minas Gerais, Brasil. O objetivo é poder divulgar ações poéticas em favor da PAZ, que aconteçam em MG ou com a participação de nossos poetas, concretizando tão belo ideal que é o dos Poetas del Mundo, expressao em nosso manifesto. Para conhecê-lo, vá a http://www.poetasdelmundo.com. A comunicação de ações a serem publicadas poderá ser feita pelos emails: "MG-CÔNSULES" , bilabernardes@yahoo.com



A Poeta del Mundo Gislaine Canales empresta o precioso nome de trovadora ao troféu caribenho para os ganhadors do Jogos Florais.

Ela vem sendo a mestra trovadoresca do estilo, para o jovem poeta Claudio Garibaldi Martinez, que é aluno de Português da escritora Cristiane Grando.Conheci-o nos I JOgos Florais de Balneário de Camboripú, onde Gislaine Canales é Presidente da seção local da UBT.Ele foi agraciado com o Certificado de "Amigo da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida" , concedido apenas aos comprometidos com a harmonia e a paz mundiais-artistas e poetas, em especial.

Para esse certificado, nomes foram cuidadosamente estudados, e é assinado pelo Presidente da Rede catitu Marco Llobus, pelo Presidente do Alô Vida, Claudio Márcio Barbosa,e pelo curador dos saraus do centro Cultural da laagoa do nado, Ricardo Evangelista que com Sueli Costa e grupo, levam , através do "Sarau Tropeiro", a mineiridade)-todos são cônsules de Poetas del Mundo

Os trovadores brasileiros, além das trovas que concorreram , foram conclamados por ela a escrever tovas sobre o "merengue", para homenagear a dança por excelência do Caribe.

Unión Brasileña de Trovadores-UBT
Miembro representante de República Dominicana

Tienen el honor de invitarles a:
I° Juegos Florales del Caribe, República Dominicana 2009.
Trofeo:
“Gislaine Canales”
Homenaje especial al embajador “Ronaldo Dunlop”

A la distinguida señora: “Clevane Pessoa de Araújo Lopes”


Les extendemos un cordial saludo y a la vez aprovechamos la ocasión para invitarles a los Primeros Juegos Florales del Caribe, los cuales se efectuarán en la República Dominicana, los días 19 al 24 de noviembre del año en curso. Es de gran satisfacción para nosotros contar con su honorable presencia en esta actividad de intercambio artístico y cultural.


Esperamos contar con su honrosa presencia en estas fiestas de promoción del género de la trova, y poder intercambiar con regocijo durante el desarrollo de las mismas.
Agradecemos anticipadamente su participación en la actividad.
Cordialmente:(ver imagem acima)

Estamos no preparando para representar o Brasil e o trovadorismo, do qual faço parte dos primóridios:a convite de Luiz Otávio, fui presidente da UBT/Juiz de Fora nos Anos 60.Luiz Otavio, cognominado o "Príncipe dos Trovadores Brasileiros", fundoua UBT e com o Aparício Fernandes, visitava as cidades brasileiras em busca de trovas e trovadores.Depois de todos serem apresentados em programa de rádio do Aparício no Rio e aprovada a datilografia (já se vê, não havia Internet!) eram as trovas colocadas graciosamente em antologias gigantescas(Trovadors do Brasil, O Rei dos Reis, etc).Estou nelas, com as trovas de minha adolescência e juventude.

Agradeço penhoradamente a Garibaldy e Gislaine pelo convite especial.Gosto de levar a memória do mundo trovadoresco.

Leiam meus e-books Pana-Pana-Chuva de Trovas(nome dp poster somente com minhas trovas e Trovas Pequenas Notáveis,este com prefácio de Antonio Augusto de Assis(A.A.Assis), o notável trovador premiado , autor da Missa em Trovas -e visitem meu site específico, de mesmo nome :

http://trovaspequenasnotaveis.blogspot.com

O convite especial tem a assinatura de Francisca Rramirez(Vice Presidente de Relaçõs Públicas )e a Repúiblica Donminicana, que sediará os Jogos Florais, homenageia em especial o Embaixador Ronaldo Dunlop.
Clevane Pessoa de Araúyjo Lopes
Cônsul Z-C de Poetas del Mundo , Diretora regional do InBrasCi, Vice-Diretora do Instituto Imersão Latina(IMEL) e Representante do Movimento Cultural aBrace.

Indiquei alguns nomes, por exemplo, a jornalista Brenda Mars também Cônsul de Poetas del Mundo e Presidente do IMEL, é uma das convidadas especiais. Regina Mello,Diretora do Museu Nacional da Poesia (MUNAP)

Gilaine Canales convidou ainda , dois poetas aldravistas que indiquei, , Gabriel Bicalho (presidente da UBT/Mariana/MG) e J.B.Donadon (pós doutor em análise do Discurso), trovadores.Além deles, Ricardo Evangelista(do sarau Tropeiro) e outros trovadores de jaez.Ricardo tem em seu repertório, a canção "Guerreiro Trovador", usada para rodadas onde trovadores dizem suas trovas

Também a trovadora premiada Angela Togeiro , de Belo Horizonte , é uma das convidadas e outros mais, qula Claudio Márcio Barbosa, Marco Llobus, Marco Aurélio Lisboa.Assim , a representação foi devidamente encaminhada, emboa eu não saiba se todos confirmaram a presença.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Acadêmica da ALB/Mariana, Cadeira Jornalista Laís Corrêa de Araújo
Filósofa Honoris Causa , PH.Ipela ALB/CONALB
Acadêmica, desde 1968, da Academia de Trova do Rio Grande do Norte-Natal-Brasil
Poeta Honoris causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.
-----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário