quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cuidar de Fechos, na Serra do Rola Moça


Cliquem no link e vejam com o som ligado. Não é longo e vale a pena ver.

Vídeo produzido por moradores que residem nas fronteiras da Estação Ecológica de Fechos.
Assistam com o som ligado.
Divulguem, por favor.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=QJ5MYf0KKBM
Gustavo Passos

Ou encontramos um caminho ou então abrimos um!

A Estação Ecológica de Fechos é uma reserva de acesso restrito, pertencente à Área de Proteção Ambiental APA - Sul e Reserva da Biosfera do Espinhaço, segundo a UNESCO, situada no município de Nova Lima, Minas Gerais.

Junto com o Parque Estadual Serra do Rola Moça, aberto à visitações, é gerenciada pela COPASA e pelo Instituto Estadual de Florestas, órgãos estaduais a quem compete cuidar de áreas de proteção e mananciais de abastecimento de água.

Seus campos rupestres sobre canga ferruginosa, cerrado e remanescentes de mata atlântica, conferem à estação uma singularidade em termos de biodiversidade de fauna e flora.

Estas riquezas resguardadas sobre um solo cuja dinâmica hídrica também singular, proporcionam abastecimento à Metrópole Belo Horizonte de uma das melhores águas potáveis do mundo.

Devido à pressão humana, tanto da mineração, quanto da expansão urbana desordenada, a reserva está ficando acuada e perdendo sua vitalidade. Suas águas, ainda próximo às nascentes, já se encontram contaminadas pelo esgoto clandestino e mal tratado do bairro Jardim Canadá.

Suas margens, principalmente nos trechos urbanos, estão com as cercas depredadas, sem qualquer sinalização, montes de entulhos e lixo, visitantes mal avisados, que coletam bromélias, orquídeas e até pássaros para vender na cidade.

Por outro lado, dois bairros contíguos à Estação, foram contemplados, pelo poder público municipal, com um planejamento urbano detalhado que prevê uma ocupação menos danosa, às suas áreas de amortecimento através das Áreas de Diretrizes Especiais- ADEs Jardim Canadá e Vale do Sol.

A efetivação do Plano Diretor municipal, através de ações práticas se tornou urgente, para conter os impactos que já abalam o delicado equilíbrio necessário à biorreposição do ciclo hidrológico nesta importante sub bacia do Rio das Velhas.

Desta forma a Campanha Fechos Eu Cuido e o evento Fechos de Lixo tem o intuito de chamar a atenção para a urgência de ações que podem garantir a integridade da Estação. Desde pequenas atitudes cotidianas, que devem ser praticadas por todo cidadão, empresa e órgão público, até ações de intervenção urbana, que ajudem a estabelecer uma outra relação de cuidado entre a sociedade e as áreas de reservas tão essenciais ao equilíbrio da natureza.

Visite a sede do Parque Estadual Serra do Rola Moça e descubra como você também pode cuidar de Fechos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário