quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um tesouro que encontrei.


Recebi um convite para adicionar Joabe como amigo, e senti que se tratava de alguém muito especial.
Procurei conhecer Joabe, e vejam o tesouro que  encontrei.
Vítima de paralisia realiza sonho de lançar livro
Após dez anos escrevendo e guardando suas poesias, Joabe Tavares de Souza realizará o sonho de publicar suas criações em livro. Detalhe: ele foi vítima de paralisia infantil aos oito meses de idade e hoje, aos 33 anos, não anda, não conta com movimentos coordenados dos membros superiores e fala com dificuldade. “Doce Palavra, Amor” é o nome recebido pelo livro de Joabe, que será lançado em um coquetel, a realizar-se na próxima segunda-feira (17/09), às 9h, na Escola Estadual La Salle.

Joabe é um exemplo de determinação. Cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola La Salle, já pensou em ser psicólogo e, hoje, almeja fazer a faculdade de História, para continuar escrevendo. Para se locomover até a escola, conta com a ajuda voluntária do pecuarista Lourenço Sales. Para diversas atividades em sala de aula, como em provas, necessita do auxílio de algum colega, que escreve o que ele dita. Diferente de muitos, ele vai à escola porque gosta, não porque é forçado.
Em casa, o jovem precisa da ajuda para, praticamente, quase todas as atividades: ir ao banheiro, tomar banho, comer, beber água, entre outras. Mas, mesmo assim, nada lhe desanima a seguir em frente. Para ler os livros ou escrever suas poesias no computador que ganhou, por exemplo, utiliza dos pés. Aliás, insiste em dizer à sua mãe, Maria Tavares, que é preciso sonhar sempre, mesmo com as dificuldades da vida. “Ele me fala: não desiste, não. Vamos em frente…”, conta a mãe.
Para ver o filho com a evolução de hoje, Maria Tavares batalhou muito e teve de enfrentar muitos problemas. Ela lembra que nunca havia pensado que um filho seu pudesse nascer com necessidades especiais. Assim, no começo, relata que tinha a esperança que Joabe melhorasse, voltasse a andar, falar. Apesar de alguns avanços de saúde, diz que teve de ir se adaptando à realidade do filho. Quando o filho tinha 13 anos, teve de superar ainda a saída do pai do lar. “É meu filho e vou cuidar dele…”, disse após o abandono.

Para Maria, que ao todo tem três filhos homens e três mulheres, um dos maiores exemplos de Joabe é a humildade. Até diante da ingratidão e aspereza, ela diz que o filho retribui com sorrisos. “Se dou um tapa nele, ele dá risada. Nada faz ele ficar bravo”, repassa a mãe. Para Lourenço Sales, um dos grandes exemplos de Joabe é a paixão pela vida. “A vontade dele viver é maior do que dessa cidade inteira”, afirma o colega voluntário. Para quem o conhece, seu grande exemplo é sua alegria e entusiasmo.
Até surgir a oportunidade de publicar o livro agora, Joabe escreveu aproximadamente 200 poesias. Sua mãe conta que o filho só escreve as poesias quando está inspirado. Nos seus textos, ele fala um pouco de tudo: de amor, da natureza, medita a vida. A produção do livro foi custeada por uma cooperativa que atua na cidade. Já o coquetel, segundo Lourenço, será possível graças às doações de voluntários. Vale informar que, no lançamento, a obra será vendida a R$ 10,00, valor que será revertido para suas despesas e da família, muito carente. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o lançamento do livro.
Mais informações pelo telefone (66) 9984-9163.
Publicado em 14 de setembro de 2007   |   Fonte: Márcio Sodré - Da Reportagem
A TRIBUNA MATO GROSSO

http://redecultura.ning.com/profile/JoabeTavaresdeSouza


Jaak Bosmans
-Embaixador da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix”
Genebra – SUISSA / Orange – FRANÇA-nº1019
-Presidente da Academia de Artes, Letras e Cultura “Maestro Arthur Bosmans”
http://academiadeartes-maestroarthurbosmans.blogspot.com
-Vice Presidente da Universidade Planetária do Futuro
-Curador de Arte e Poesia da U. P. F.
*U. P. F. - Presidente: Ana Felix Garjan
*GRUPOS ARTFORUM BRASIL UNIFUTURO
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com
http://revistaartforumcultural.blogspot.com
http://www.artforumunifuturobrasil.org
http://cidadeartesdomundo.com.br
-Coordenador do Núcleo ARTFORUM BRASIL XXI - B.Hte.
http://revistaartforumcultural.blogspot.com
-Cônsul B. Serra - B.Hte. - Poetas Del Mundo
http://www.poetasdelmundo.com/verinfo_america.asp?id=5366
-Membro da AVSPE- Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
http://www.avspe.eti.br/biografia2010/JaakBosmans.htm
-Membro Colunista do Mural dos Escritores
http://muraldosescritores.ning.com/profile/ArthurJaakWilfridBosmans
-Humanista Honoris Causa, pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa,
em razão da excelência de sua obra a favor dos Direitos Humanos
-Membro da CAPPAZ –Confraria Artistas e Poetas pela Paz-37972-     






Nenhum comentário:

Postar um comentário