quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA - REPASSO

MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA - LU PEÇANHA


Na foto a fotógrafa brasileira Lu Peçanha com a Antologia de Fotografias Essência e Memória Volume II, que participa e a poeta, escritora e grande amiga Clevane Pessoa, em um evento no Restaurante D. Preta em Belo Horizonte Minas Gerais, onde residem.
MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA – POR PEDRO LUDWIG

LU PEÇANHA

A MOTIVAÇÃO, O TRABALHO SOCIAL, A FORÇA DE UMA MULHER



A Fotógrafa e Psicóloga Social, Lu Peçanha, participa de sua quarta Antologia de Fotografias, Essência e Memória Volume III, juntamente com fotógrafos de vários países. Sobre seu novo trabalho na participação da Antologia de Fotografias, Essência e Memória Volume III, com lançamento previsto para o fim deste ano de 2010, Lu confirma sua força na fotografia: “Toda Antologia que participo cresço como pessoa. Talvez seja complicado entenderem isso, mas cada livro novo é como o nascimento de um filho: Tem toda uma preparação e expectativa em cima dele; uma vida nova; um olhar novo; um viver novo”.
Beleza e talento, Lu Peçanha é dessas pessoas que sempre nos inspiram coisas novas. Já conheço seu trabalho, por isso posso afirmar que sempre nos surpreenderá com algo de bom.
Recentemente Lu esteve na Colômbia, participando do Encontro Internacional de Poesia “Tras las huellas de la Paz”, 2010, realizado nas cidades de Medellin e Bucaramanga, junto com membros de Poetas Del Mundo. Ela relata essa experiência como sendo um de seus trabalhos sociais mais belos nos últimos tempos e confirma: “Conhecer a Colômbia foi muito lindo. Vivi emoções fortes lá. Conheci poetas maravilhosos, pessoas de coração aberto, uma situação que me toca o coração até hoje. Quero muito voltar”.
Lu, que apesar de não se considerar uma escritora, escreve textos e poemas que nos chamam a atenção: “Por vezes tento expressar meus sentimentos através da escrita, assim como faço com a fotografia – ‘Dizem que fotografo sentimentos’. Normalmente sou muito crítica comigo, mas reforço meu trabalho com o apoio de minha grande amiga Clevane Pessoa, grande escritora, poeta, psicóloga e que tem sido minha maior Luz. E é por isso que temos projetos a começar e outros a concluir, mas devagar vamos construindo grandes obras. A Clê é tudo de bom que poderia acontecer na minha vida”.
Finalizando a entrevista desta incrível pessoa e linda mulher, fiz rápidas perguntas para rápidas respostas.

Quem é Lu Peçanha?
Uma mulher, mãe, profissional e ativista da felicidade do ser.
Qual sua maior motivação?
Ai! Pegaria mal dizer que são minhas máquinas fotográficas? Risos
Uma frase importante?
“PENSAMENTOS TORNAM-SE COISAS”
Uma relação?
O amor incondicional que vivo com meus filhos.
Um homem que mereça sua admiração?
Luis Arias Manzo, Presidente Fundador de Poetas Del Mundo, chileno, uma pessoa que tem Luz e que dá tudo de si para a humanidade.
Uma mulher?
Sem dúvida alguma, minha amiga Clevane Pessoa, escritora, poeta, psicóloga, artista plástica e grande incentivadora de todos aqueles que dela se aproximarem. Minha Luz.
Um fotógrafo?
Antônio Vieira. Português reside em Lisboa, grande amigo, e meu maior crítico. Adoro as críticas dele. É o fotógrafo que tem as capturas de gaivotas mais lindas que já vi na minha vida.
Como psicóloga, se fosse indicar um livro qual seria?
A princípio seria “VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA”, de Louise L. Hay, mas existem vários livros fantásticos e que nos ajudam muito. Quebram-se mitos.
Um sonho?
Concretizar meu currículo como Psicóloga Social. Isso já faz parte de mim. Sempre fui para o social e adoro o que faço. A fotografia apareceu para registrar esse trabalho.
Um projeto atual?
Uma nova exposição que já estou trabalhando nela, juntamente com o lançamento de duas antologias de fotografias. Ainda não tenho uma data certa. Breve terei.
A mulher Lu Peçanha e seus cuidados?
Risos. Claro que me cuido, mas nada de exageros. Procuro uma alimentação saudável, atividade física e cuidados normais de toda mulher. Digamos um pouquinho vaidosa... pouquinho.
Meus sinceros agradecimentos a Lu Peçanha pela entrevista, desejando muito sucesso em mais essa nova trajetória.

Texto:
PEDRO LUDWIG - FOTÓGRAFO DO OLHARES.COM
pedro.ludwig@cpovo.net
Fotografia: ADÃO RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário