quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

POESIA DELIVERY
Carlos Lúcio Gontijo

Brigar por espaço é fácil. Difícil é abrir o compasso da conquista para abrigar o sonho de outras pessoas. (Do romance “Jardim de Corpos”)


A verdade insofismável é que os anos de competição já deram ao mundo a evolução que lhes estava destinado propiciar e, de agora em diante, todos os setores e atividades humanas devem abraçar a era de cooperação que se lhes abre como esperança de resultar na construção de uma sociedade coletivamente melhor, mais fraterna e menos individualista.
Dentro desse novo mandamento de atitude comportamental, o fiar palavras no tear da poesia deve contar com a união dos que se entregam à prática de tão peculiar, indispensável e sonoro artesanato, que tem como objetivo encantar a alma e sensibilizar o coração e a mente dos seres humanos, servindo como uma espécie de moldura para todas as áreas de conhecimento, que sem o toque mágico de alguma poesia correriam o risco de cair no vazio da insensibilidade, quando então assistiríamos ao semear insano da discórdia e da violência desenfreada.
Os poetas devem buscar, por intermédio da união e do desprendido apoio uns aos outros, fazer valer a arte maior que exercitam com talento, competência e esmero, apesar de todo o abandono e indiferença das editoras em relação à poesia, que está presente e faz a beleza da prosa contida nos romances. Ou seja, a poesia permeia todos os estilos literários e está contida na pintura, na fotografia, no cinema, no teatro, na música etc.
Dessa forma, quando o poeta Antônio Carlos Dayrell nos convidou para integrar o espaço virtual http://poesiadelivery.blogspot.com/ não nos fizemos de rogados e cuidamos de logo inserir o nosso nome na “pronta entrega” poética que se instalava na internet de forma democrática e disposta a atender todas as vertentes da palavra, à moda das pizzarias, onde o que vale é o gosto da clientela.
Esperamos que o grande contingente de poetas que despende seus esforços na produção de livros independentes tome o novo endereço virtual, que lhe é disponibilizado de forma tão generosa, como uma oportunidade de divulgação da obra que tanto sacrifício lhe custou, sob a certeza de que a luz de seu trabalho poético precisa ir ao encontro do horizonte e do coração das pessoas.
Sabemos que a fama é para poucos, mas podemos juntos erigir um núcleo de poetas bem-sucedidos e distantes da comum fogueira de vaidades, que em nada contribui para iluminar o caminho da poesia num país tão desprovido de leitores efetivos – daqueles que leem mesmo! Ademais, nós poetas devemos sempre tomar como ensinamento e luzidia reflexão a filosofia de Platão que nos dizia que, para justificar o trabalho de se escrever um livro, basta que ele seja lido por pelo menos um leitor além de seu próprio autor. E, convenhamos, os que se abrigam no “poesia delivery” terão muito mais que isso, pois estarão sempre expostos diante da galáxia de olhos e mãos que acessam a internet Minas Gerais, Brasil e mundo afora.
Carlos Lúcio Gontijo
Poeta, escritor e jornalista
www.carlosluciogontijo.jor.br

Um comentário:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir