quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um tesouro que encontrei.


Recebi um convite para adicionar Joabe como amigo, e senti que se tratava de alguém muito especial.
Procurei conhecer Joabe, e vejam o tesouro que  encontrei.
Vítima de paralisia realiza sonho de lançar livro
Após dez anos escrevendo e guardando suas poesias, Joabe Tavares de Souza realizará o sonho de publicar suas criações em livro. Detalhe: ele foi vítima de paralisia infantil aos oito meses de idade e hoje, aos 33 anos, não anda, não conta com movimentos coordenados dos membros superiores e fala com dificuldade. “Doce Palavra, Amor” é o nome recebido pelo livro de Joabe, que será lançado em um coquetel, a realizar-se na próxima segunda-feira (17/09), às 9h, na Escola Estadual La Salle.

Joabe é um exemplo de determinação. Cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola La Salle, já pensou em ser psicólogo e, hoje, almeja fazer a faculdade de História, para continuar escrevendo. Para se locomover até a escola, conta com a ajuda voluntária do pecuarista Lourenço Sales. Para diversas atividades em sala de aula, como em provas, necessita do auxílio de algum colega, que escreve o que ele dita. Diferente de muitos, ele vai à escola porque gosta, não porque é forçado.
Em casa, o jovem precisa da ajuda para, praticamente, quase todas as atividades: ir ao banheiro, tomar banho, comer, beber água, entre outras. Mas, mesmo assim, nada lhe desanima a seguir em frente. Para ler os livros ou escrever suas poesias no computador que ganhou, por exemplo, utiliza dos pés. Aliás, insiste em dizer à sua mãe, Maria Tavares, que é preciso sonhar sempre, mesmo com as dificuldades da vida. “Ele me fala: não desiste, não. Vamos em frente…”, conta a mãe.
Para ver o filho com a evolução de hoje, Maria Tavares batalhou muito e teve de enfrentar muitos problemas. Ela lembra que nunca havia pensado que um filho seu pudesse nascer com necessidades especiais. Assim, no começo, relata que tinha a esperança que Joabe melhorasse, voltasse a andar, falar. Apesar de alguns avanços de saúde, diz que teve de ir se adaptando à realidade do filho. Quando o filho tinha 13 anos, teve de superar ainda a saída do pai do lar. “É meu filho e vou cuidar dele…”, disse após o abandono.

Para Maria, que ao todo tem três filhos homens e três mulheres, um dos maiores exemplos de Joabe é a humildade. Até diante da ingratidão e aspereza, ela diz que o filho retribui com sorrisos. “Se dou um tapa nele, ele dá risada. Nada faz ele ficar bravo”, repassa a mãe. Para Lourenço Sales, um dos grandes exemplos de Joabe é a paixão pela vida. “A vontade dele viver é maior do que dessa cidade inteira”, afirma o colega voluntário. Para quem o conhece, seu grande exemplo é sua alegria e entusiasmo.
Até surgir a oportunidade de publicar o livro agora, Joabe escreveu aproximadamente 200 poesias. Sua mãe conta que o filho só escreve as poesias quando está inspirado. Nos seus textos, ele fala um pouco de tudo: de amor, da natureza, medita a vida. A produção do livro foi custeada por uma cooperativa que atua na cidade. Já o coquetel, segundo Lourenço, será possível graças às doações de voluntários. Vale informar que, no lançamento, a obra será vendida a R$ 10,00, valor que será revertido para suas despesas e da família, muito carente. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o lançamento do livro.
Mais informações pelo telefone (66) 9984-9163.
Publicado em 14 de setembro de 2007   |   Fonte: Márcio Sodré - Da Reportagem
A TRIBUNA MATO GROSSO

http://redecultura.ning.com/profile/JoabeTavaresdeSouza


Jaak Bosmans
-Embaixador da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix”
Genebra – SUISSA / Orange – FRANÇA-nº1019
-Presidente da Academia de Artes, Letras e Cultura “Maestro Arthur Bosmans”
http://academiadeartes-maestroarthurbosmans.blogspot.com
-Vice Presidente da Universidade Planetária do Futuro
-Curador de Arte e Poesia da U. P. F.
*U. P. F. - Presidente: Ana Felix Garjan
*GRUPOS ARTFORUM BRASIL UNIFUTURO
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com
http://revistaartforumcultural.blogspot.com
http://www.artforumunifuturobrasil.org
http://cidadeartesdomundo.com.br
-Coordenador do Núcleo ARTFORUM BRASIL XXI - B.Hte.
http://revistaartforumcultural.blogspot.com
-Cônsul B. Serra - B.Hte. - Poetas Del Mundo
http://www.poetasdelmundo.com/verinfo_america.asp?id=5366
-Membro da AVSPE- Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
http://www.avspe.eti.br/biografia2010/JaakBosmans.htm
-Membro Colunista do Mural dos Escritores
http://muraldosescritores.ning.com/profile/ArthurJaakWilfridBosmans
-Humanista Honoris Causa, pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa,
em razão da excelência de sua obra a favor dos Direitos Humanos
-Membro da CAPPAZ –Confraria Artistas e Poetas pela Paz-37972-     






ADIADO EVENTO POESIA RIMA COM RAPADURA

Em nome do Grupo Poetas pela Paz e Pela Poesia e os Amigos do Boi Rosado pedimos desculpas aos amigos e parceiros. Tivemos que adiar o cortejo, por causa da administração do Mercado Central. (IMEL). Agradeço aos Poetas del Mundo de MG que se dispuseram a comparecer e peço-lhes aguardar novas informações.


CONVIDO-OS A LER  A POSTAGEM DE DELASNIEVE.
Abraços,
Bilá

Poetas del Mundo participam de protesto por liberdade cultural

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Poesia Rima com Paz e Rapadura



O evento será realizado em comemoração ao mês do folclore e em homenagem ao Poeta Luiz Lyrio, dia 29 de agosto (domingo) das 10 às 12 horas no Mercado Central de Belo Horizonte.



Além da distribuição de livros, poesias, rapadura,“rosas barrocas” feitas em papel crepom e mudas de árvores, o cortejo será embalado ao ritmo do baião de Marquezito do acordeon e seus convidados.



Concentração a partir das 9 horas no espaço de exposição do estacionamento.


Na foto ao lado, feita em celular, um grupo de poetas embala cada livro como presente para a distribuição no dia seguinte.

Esse foi um registro do primeiro movimento dos poetas pela PAZ e POESIA em Belo Horizonte, no ano de 2008.

Naquele ano, foram impressos 1550 flyers com poemas de 155 poetas.



Co-realização:

Instituto Imersão Latina, Poetas pela Paz e pela Poesia, Sociedade dos Amigos do Boi Rosado e ColetiVoz

Foto: Marco Llobus
Na concentração, poetas escrevem poemas nas blusas brancas uns dos outros e, depois, registram.



Foto: grupo Aldravistas, editada por Bilá Bernardes










                                                                                              Foto: Graça Campos

O Boi Rosado foi um dos festejos apresentados para Poetas del Mundo no encontro em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade.





A Cônsul de Poetas del Mundo MG - Bilá Bernardes - é uma das integrantes do grupo Poetas pela Paz e Poesia.

Símbolo do Movimento criado e construído por Antônio Carlos Dayrell
Foto montagem: Iara Abreu

Apoio Cultural:



Belotur e Mercado Central de Belo Horizonte







Horário: 29 agosto 2010 de 10:00 a 12:00

Local: Mercado Central de Belo Horizonte

Rua: Av. Augusto de Lima, 744 · Centro.

Cidade: Belo Horizonte - MG. Brasil

Site ou Mapa: http://mercadocentral.com.br

Telefone: (31) 8811-9469 (31) 3274 9473

Tipo de evento: cortejo, do, boi, rosado, no, mês, folclore


Aproveite e visite o Blog Imersão Latina, pegue o trem de Minas e visite a exposição de Clevane Pessoa no Festival de Gastronomia em Tiradentes.


Veja detalhes em:

http://imersaolatina.blogspot.com/2010/08/mulheres-sao-tema-centrar-do-festival.html




segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Poetas del Mundo na Academia de Letras do Brasil.

Consul Poetas del Mundo recebe a "Medalha do Mérito Cultural Anita Garibaldi".

Jaak Bosmans recebeu a "Medalha do Mérito Cultural Anita Garibaldi".

Jaak Bosmans, Vice - presidente da Universidade Planetária do Futuro, após ser condecorado pelo Conde Thiago de Menezes, presidente da FALASP, com a medalha Anita Garibaldi, faz uso da palavra agradecendo também em nome de Ana Felix Garjan, Presidente e da U.P.F. e Zélle Bitencurt, Presidente interina da U.P.F., as quais foram representadas por Jaak Bosmans, lembrando os princípios maiores que norteam a Universidade Planetária do Futuro, no sentido de trabalhar, sempre, por um mundo melhor, conforme os ideais dos Grupos Artforum Brasil XXI, Unifuturo, há 10 anos.

Jaak Bosmans acredita que só através das artes, da cultura e do conhecimento, poderemos também contribuir com o Mundo Melhor.


Assim, finalizou seu agradecimento à FALASP, pela Medalha Anita Garibaldi a ele concedida:
"DEVEMOS LEMBRAR QUE O MUNDO NÃO É FEITO DE SIMPLES UTOPIAS, MAS DE SONHOS, SONHOS QUE SÃO E SEMPRE FORAM A BASE DE NOVAS REALIDADES".

Jaak Bosmans fêz agradecimento especial ao Conde Thiago de Menezes, como um dos importantes incentivadores da Cultura e das Artes, através de suas contínuas ações no reconhecimento aos artistas e ativistas culturais, através da FALASP - Federação das Academias de Lettas e Artes do estado de São Paulo.

Houve também um especial agradecimento à senhora Adaljiza Cuan, comendadora e artista que o indicou à Medalha, e que muito se emocionou ao receber os agradecimentos de Jaak Bosmans, em seu nome, eem nome da socióloga, escritora e artista plástica Sra Ana Felix Garjan, de Fortaleza - Ceará e da Sra Zélle Tupinambá Bittencourt, jornalista e artista plástica de Curitiba - Paraná, que com ele coordenam os projetos especiais da Universidade Planetária do Futuro.

Na foto, o Conde Thiago de Menezes em uma das
cerimônias da FALASP.

A Medalha Anita Garibaldi concedida ao Senhor Arthur Jaak Wilfrid Bosmans pela “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP”, na pessoa de seu presidente Conde Thiago de Menezes.


Sobre a Medalha
Medalha “Mérito do Cultural Anita Garibaldi” (Símbolo de Bravura e Heroína dos Dois Mundos), Láurea Oficial da Associação Cultural “Arte das Águas”, Cadastrada no Almanaque de Condecorações do Exército Brasileiro e Registrada nos termos dos artigos de seus Estatutos Sociais, pelos Relevantes Serviços Prestados a Coletividade como reconhecimento aos seus dotes morais, cívicos, sociais e culturais.



A cerimônia foi realizada no dia 15 de agosto de 2010, nos salões da ABACH – Academia Brasileira de Artes, Ciências e História, no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi,
durante o lançamento do livro de artes “Cristal de Talentos”, antologia organizada pela artista plástica Adaljiza Cuan, representante municipal da FALASP para Boituva, acadêmica da AILA e ABLA.

Jaak Bosmans recebeu a Medalha Anita Garibaldi, pelo seu trabalho como poeta, artista-visual e "Pai da Poemagem", um movimento lítero-visual que vem ultrapassando as nossas fronteiras.


Perfil de Jaak Bosmans

-Embaixador da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix”Genebra – SUISSA / Orange – FRANÇA-nº1019
-Presidente da Academia de Artes, Letras e Cultura “Maestro Arthur Bosmans”
http://academiadeartes-maestroarthurbosmans.blogspot.com/
-Vice Presidente da Universidade Planetária do Futuro
-Curador de Arte e Poesia da U. P. F.
*U. P. F. - Presidente: Ana Felix Garjan
*GRUPOS ARTFORUM BRASIL UNIFUTURO
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/
http://revistaartforumcultural.blogspot.com/
http://www.artforumunifuturobrasil.org/
http://cidadeartesdomundo.com.br/
-Coordenador do Núcleo ARTFORUM BRASIL XXI - B.Hte.
http://revistaartforumcultural.blogspot.com/
-Cônsul B. Serra - B.Hte. - Poetas Del Mundo
http://www.poetasdelmundo.com/verinfo_america.asp?id=5366
-Membro da AVSPE- Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
http://www.avspe.eti.br/biografia2010/JaakBosmans.htm
-Membro Colunista do Mural dos Escritores
http://muraldosescritores.ning.com/profile/ArthurJaakWilfridBosmans
-Humanista Honoris Causa, pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa,
em razão da excelência de sua obra a favor dos Direitos Humanos:
http://clubedalinguaport.ning.com/profile/ArthurJaakWilfridBosmans
-Membro da CAPPAZ –Confraria Artistas e Poetas pela Paz-37972

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Amigos, primeiro peço-lhes que leiam a postagem do Jaak Bosmans, logo após, pois temos que nos unir para alertar o crime contra mulheres e jovens que saem em busca do sonho de um trabalho dígno e encontram a escravidão.

Nosso Noticiário:

1- Volto a justificar minhas ausências, pois minha prioridade nesse momento é estar o mais próxima de minha mãe centenária.

.............................................................................................

2- Pedido do Cônsul Jaak Bosmans, recebido por email:

Estou passando por um momento difícil, e peço a todos que tiverem condições, que me ajudem.
Minha mãe de 86 anos se encontra desde o dia 8, internada no Hospital da Unimed, em estado bastante grave em decorrência de um AVC.
Agora chegou-se a uma definição de que é necessário, apesar de ser de auto risco, uma cirurgia na carótida.
Para isso é necessário doadores de sangue.
E conto com você.
Local: Rua Juiz de Fora 861-Barro Preto- Em frent ao Ex´rcito.
Horário: 8 à 13.00
Tel.: 3335 6600
É só informar o nome da paciente (minha mãe) WALKYRIA BOSMANS
Obrigado a todos
Jaak Bosmans
 
.......................................................................................
Marta Reis, Cônsul em Contagem, MG, conquistou em um ano quatro prêmios. Divulga para vocês seu mais recente trabalho premiado, Menção Honrosa pela editora Guemanisse /RJ 2010 que será lançado por esta editora em breve. Mas esse conto A sombra dos Ipês também  foi publicado pelo Projeto Delicatta V, projeto este que  reuniu vários autores brasileiros e portugueses. O Projeto Delicatta teve seu lançamento em São Paulo no Itaú Cultural e na Bienal do Livro.
Recebo dela: " É com satisfação que partilho esta minha mais recente com todos você. Por gentileza, divulguem. A batalha cultural em nosso país é difícil e precisamos mesmo contar com nossos valiosos amigos. Um abraço fraterno   Marta Reis" 

..............................................................................

“Poesia na Praça Sete - 4ª edição”
(1ª fase)
 
Local: Quarteirão fechado da Praça Sete –
entre Rua Tamóios e Avenida Afonso Pena
Horário: 15 às 18h
 
Dia 27\08\2010: Poetas Eugênio Magno e Marlene Reis Barbosa.
Metáforas Poéticas – Sonoras e Criativas com o Grupo  “Sarau Tropeiro”
 
Dia 03\09\2010: Poetas Anderson Lobo e Maria da Cruz
Metáforas Poéticas – Sonoras e Criativas com o Grupo Família Poética Gonçalves
 
Dia 10\09\2010: Poetas Rodrigo Leste e Bilá Bernardes;
Metáforas Poéticas – Sonoras e Criativas com o Grupo “Poetas Pela Paz”
 
Dia 17\09\2010: Poetas João Luiz Gonçalves\Jotagê.e Coleta Lutkenhaus
Metáforas Poéticas – Sonoras e Criativas com o Grupo “Queijim Mineiro”
 
Dia 24\09\2010: Poetas Aurita Barbosa dos Santos e Dulce Batista
Metáforas Poéticas – Sonoras e Criativas com o Grupo Capoeira Unida “Volta ao Mundo” - Mestre Toninho Cavalieri
 
Além das apresentações poéticas acontecerão aulas públicas de poesia, com a poeta e educadora social Virgilene Araújo.
 
Realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
............................................................................

Chamada para publicação Nós da Poesia, volume 2
 
Participe da antologia Nós da Poesia do Instituto Imersão Latina (IMEL). 

Estamos recebendo material para o volume 2 até 20/08/2010. Envie seus poemas e prosas poéticas para o e-mail nosdapoesia@imersaolatina.com. Cada autor pode participar com 1 a 5  poemas e mini-biografia de até 10 linhas. A publicação é feita de forma cooperativa. O custo por página é de R$100,00 e dá direito a 10 livros.

Os poemas passam por uma avaliação editorial para serem publicados; os autores que enviaram trabalhos receberão contato da comissão da Antologia Nós da Poesia e informações sobre lançamentos e formas de pagamento.

10% dos exemplares destinam-se à distribuição em bibliotecas públicas, comunitárias e no movimento Paz e Poesia, que leva a poesia a asilos, para artesãos da Feira Afonso Pena e pequenos produtores e comerciantes no Mercado Central e outros espaços como Feiras do Livro, Bienais e Encontros Literários.

Participam desta edição, autores premiados no Bolão Poético do Imersão Latina, poetas representantes do Brasil e de outros países de fala hispânica como Chile, Argentina, Espanha e Uruguai. A publicação será bilíngüe: português/espanhol.
Conheça os premiados no concurso em: http://imersaolatina.blogspot.com/2010/08/selecao-de-ouro-nos-da-poesia-resultado.html
 
Atenciosamente,
Comissão Editorial Nós da Poesia
Brenda Marques, Clevane Pessoa, Darlan Tupinambá, Maria Angélica (Bilá Bernardes).
nosdapoesia@imersaolatina.com
(31) 88119469 / (31) 3275-3212
...............................................................................

Fique atento! Leia as novas regras.
Inscrições até 13 de setembro.
CRONOGRAMA E REGULAMENTO
O prêmio TOC 140, Poesia no Twitter tem o objetivo de incentivar a produção literária em mais um fenômeno da Internet, os microblogs.

 
  10 de julho

Divulgação do regulamento e início das inscrições.
  15 de agosto
1ª SEMIFINAL – Divulgação de 50 poemas classificados entre os RT até 13 de agosto e de 5 finalistas.
  15 de setembro
2ª SEMIFINAL – Divulgação de 50 poemas classificados entre os RT até 13 de setembro e dos 10 finalistas entre os 100 poemas das duas semifinais.

  15 a 20 de setembro

FINAL: Votação on line dos 10 finalistas anunciados por Antônio Campos
 
  2 de outubro

Divulgação dos 3 vencedores ente os 10 finalistas

  3 de outubro

Divulgação oficial dos vencedores.

  12 de novembro

Lançamento da antologia OS CEM MELHORES DO TOC140
  15 de novembro

Entrega dos prêmios durante o encerramento da Fliporto Digital com transmissão ao vivo.
Outras informações:  http://www.fliporto.net/premiotoc140.html  





terça-feira, 17 de agosto de 2010

Peça para Rússia combater o tráfico sexual


Peça para Rússia combater o tráfico sexual




Um poderoso tratado é a nossa melhor arma contra o tráfico sexual global. Se a Rússia assiná-lo, haverá um impacto gigante neste horror. Nós precisamos de 1 milhão de vozes para apelar ao Primeiro Ministro Russo pedindo que ele assine o tratado e ajude a protejer meninas como a Oxana (acima): 



Acabamos de receber este poderoso apelo de um membro:

"A minha filha Oxana era um menina linda e maravilhosa, hábil com idiomas. Ela deixou a nossa casa aos 20 anos para assumir o trabalho dos seus sonhos como tradutora na Europa. Nós ficamos muito felizes por ela. 3 semanas depois a polícia nos disse que ela morreu ao pular do quinto andar de um prédio, tentando escapar dos homens que a enganaram oferecendo o emprego e forçaram ela a se prostituir. Eu morri quando ela morreu. Agora eu vivo para impedir que isto aconteça com outras meninas. Por favor, me ajude."

Oxana foi morta por uma indústria brutal que se expande ao redor do mundo - o tráfico sexual. Grande parte deste comércio é levar meninas russas para a Europa e Estados Unidos onde elas são submetidas a um futuro horrível de estupro e brutalidade.

Nós podemos acabar com este horror. Uma nova e poderosa convenção requere leis fortes para acabar com o tráfico sexual e o pai de Oxana, Nikolai está empenhado em fazer o Primeiro Ministro Russo, Putin, assiná-la. Putin cultiva uma imagem de homem macho, e nós podemos mostrar para ele que está é uma oportunidade dele ser visto como protetor das mulheres russas. O nosso objetivo é ter 1 milhão de vozes nos próximos dias para persuadir o Putin a agir. Clique abaixo para assinar e depois encaminhe este email para os seus contatos. Vamos transformar a luta de uma família em 1 milhão de motivos para ter esperança:

http://www.avaaz.org/po/russia_rape_trade_putin/?vl

A Convenção contra o Tráfico de Pessoas da Cimeira Européia estabelece altos padrões para o cumprimento da lei e combate aos criminosos que lideram o tráfico sexual. Se a Rússia assinar, sem dúvida milhares de garotas serão salvas todos os anos.

Isto irá ter um grande impacto sobre o tráfico sexual, o qual a Rússia é uma peça chave. Mais de 50.000 mulheres e meninas russas são forçadas à prostituição todos os anos na Europa e a Rússia é uma das principais rotas de meninas traficadas da Ásia para a Europa. Se o Putin investir pessoalmente nesta questão, ele poderá quebrar as redes de tráfico, enviando um sinal poderoso para o crime organizado no mundo todo. Pela Oxana, o seu pai e milhões de outras meninas em risco, vamos enviar este sinal:

http://www.avaaz.org/po/russia_rape_trade_putin/?vl

Enquanto muitos dos maiores problemas do mundo partem de intersses poderosos como o crime organizado, eles apenas persistem porque o resto do mundo se omite. Se todos nós agirmos, poderemos persuadir o Putin e a Rússia e se unirem a nós e juntos poderemos escrever o último capítulo da história trágica de Oxana e seu pai, um capítulo de esperança.

Com esperança por tudo de que esta comunidade maravilhosa é capaz,

Ricken, Alice, Emma, Ben, Maria Paz, Philippe e toda a equipe da Avaaz

Leia mais:

Tráfico é um problema comum na Rússia:
http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=947

Tráfico de pessoas movimenta US$ 32 bilhões por ano:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u89306.shtml

Tráfico de seres humanos: o escândalo do século XXI:
http://www.adital.org.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=7812

Em inglês:

A Convenção contra o Tráfico de Pessoas:
http://www.coe.int/t/dghl/monitoring/trafficking/Docs/Convntn/default_en.asp

Reportagem com o pai de Oxana, Nikolai:
http://news.sky.com/skynews/Home/World-News/Russia-Accused-Of-Being-Complicit-Over-Sex-Trafficking-As-It-Closes-Foreign-Backed-Help-Centres/Article/201005415638768

domingo, 15 de agosto de 2010

Tiradentes, MG - Brasil - Festival Internacional de Gastronomia e Graal Feminino Plural de Clevane Pessoa

(...)"Durante todo o Festival, o público confere as exposições no Espaço das Artes “Graal Feminino”, de Clevane Pessoa, e “Entre o Ato e o Prato”, de Marijô Boaventura(...)"  

Amigos: se estiverem em Tiradentes,MG - Brasil  para o Festival Internacional de Gastronomia, visitem o Graal Feminino Plural da nossa Poeta del Mundo, quem fez nossa indicação e da maioria de nós para o Movimento,  Clevane Pessoa (mostra de poemas e desenhos em banneres, com execução técnica de Marco Llobus, Presidente da Rede Catitu de Cultura)
m á Verdadeira Natureza Feminina
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

A Mulher, Santo Graal,
por ter no útero sua taça,
onde alimenta afinal
o
Homenagem à Verdadeira Natureza Feminina em seu ser se faça:
Maga ou Fada, todo o Mal

A Mulher, Santo Graal,
por ter no útero sua taça,
onde alimenta afinal
o ser que em seu ser se faça:
Maga ou Fada, todo o Mal
com o Bem afasta - e enlaça
com puro amor em caudal,
toda causa que ela abraça...


Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, 21/02/2007

Imagem de Chamada: 
/userfiles/image/Tiradentes-2_web.jpg
O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes este ano homenageia as mulheres, que é o tema central do evento, que este não chega à sua 13ª edição. Por isso, entre os dias 20 e 29 de agosto, a cidade histórica mineira receberá renomadas chefs nacionais e internacionais. O tema deste ano foi escolhido com o objetivo de resgatar o valor histórico da cozinha doméstica e maternal, que serve de inspiração para criações sofisticadas e para o desenvolvimento de novos trabalhos e novos olhares para a gastronomia.
Além da vasta programação gastronômica, o festival proporcionará aos visitantes e à população local encontros musicais, recitais de poemas, lançamentos de livros, exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema ao ar livre, sempre com um toque feminino.
Festins
Nas noites de sexta e sábado acontecem os festins, com a participação de oito renomadas chefs. Os sofisticados jantares acontecem nas pousadas Villa Paolucci e Pequena Tiradentes e prometem atiçar o paladar de diferentes gostos com pratos arrojados, ingredientes orgânicos e também a inusitada cozinha do amor.
Angela Hartnett e Rougui Dia
Vão apresentar suas receitas no primeiro final de semana (20 e 21), Margot Janse, chef executiva do Restaurante Hotel Le Quartier Français (Franschhoek, África do Sul), que ocupa o 31º lugar no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo; Angela Hartnett, parceira de Gordon Ramsay na série de Hell´s Kitchen e chef dos restaurantes Murano e York & Albany (Londres, Inglaterra); Helena Rizzo, melhor chef do ano pela Veja São Paulo 2009 e chef do restaurante Maní (SP); e Rougui Dia, chef da melhor cozinha de caviar do mundo, o sofisticado restaurante Petrossian (Paris, França).
Já no último final de semana (27 e 28), a cozinha ficará por conta de Reine Sammut, chef do Auberge de la Fenière (Lourmarin, França), reconhecida com uma estrela Michelin e 17 pontos no Gault Millau (numa escala de 1 a 20); Bel Coelho, chef do restaurante Dui (SP), foi parceira de Alex Atala no restaurante D.O.M. e recebeu o título de Chef Revelação pelo júri de Veja São Paulo; Adeline Grattard, do Yam’Tcha (Paris, França), que acaba de ganhar sua primeira estrela Michelin; e Pepa Romans, chef da Casa Pepa (Ondara, Espanha) reconhecida com uma estrela Michelin.
Cursos
A programação gastronômica do Festival também contará com cursos e degustações, uma excelente oportunidade de intercâmbio e aprendizado para os participantes. As inscrições, gratuitas e limitadas a 50 vagas por curso, podem ser feitas em Tiradentes durante o Festival.
Todas as chefs que comandarão os festins também irão participar da programação de cursos com um dos pratos servidos no jantar, na noite anterior. Com isso, o público terá a oportunidade de conhecer e degustar as sofisticadas receitas preparadas pelas chefs nacionais e internacionais.
O aprendizado não para por aí. Grandes nomes da gastronomia também partilharão suas experiências com aulas na praça. São elas: Mari Hirata, escritora e consultora de gastronomia em Tóquio (Japão); Deise Novakoski, sommelière / bartender no restaurante Eça (RJ), eleita pela revista Gula a Sommelier do Ano em 2004; Cilene Saorin, uma das primeiras mestres cervejeiras e bier sommelier do Brasil; Janaína Rueda, chef do Bar Dona Onça (SP), eleito em 2009 o melhor bar pela revista Prazeres da Vida; e Isabela Raposeiras, barista e mestre de torra, vencedora do Primeiro Campeonato Nacional de Barista, em 2002; Nelsa Trombino (foto), chef do restaurante Xapuri (BH), eleito o melhor restaurante de Comida Brasileira pela Veja Belo Horizonte e como o melhor da Cozinha Mineira pela Revista Gula.
A influência feminina na gastronomia também será tema de uma mesa redonda com oito mulheres de destaque no cenário nacional, mediada pelo jornalista e crítico de gastronomia da Folha de São Paulo e apresentador do programa de TV “O Guia”, do canal pago National Geographic, Josimar Melo. Participarão da mesa redonda: Nina Horta, cozinheira, escritora e proprietária do buffet Ginger; Danusia Bárbara, jornalista e escritora; Margot Janse, chef executiva do Restaurante Hotel Le Quartier Français (Franschhoek, África do Sul); Helena Rizzo, chef do restaurante Maní (SP); Deise Novakoski, sommelière / bartender no restaurante Eça (RJ); Cilene Saorin, mestre cervejeira e bier sommelier; Angela Hartnett, chef dos restaurantes Murano e York & Albany (Londres, Inglaterra); e Rougui Dia, chef do restaurante Petrossiam (Paris, França).
Cultura
Como toda a programação deste ano, também a cultural segue a temática feminina e homenageia as mulheres com música, recitais, lançamentos de livros, exposições, artes cênicas e cinema ao ar livre. Na Praça da Rodoviária será montado o Palco Principal, onde acontecerão encontros musicais protagonizados por intérpretes femininas da música popular brasileira, com muito requinte e modernidade.
No dia 20, às 23h, Aline Calixto convida Dona Jandira, encontro que promete ser regado a muito samba nacional. No sábado, 21, às 23h, Alda Rezende chama Fernanda Takai para subir ao palco. As mineiras Érika Machado e Marina Machado cantam seus sucessos dia 27, às 23h. E, para encerrar as apresentações, um show com o grupo Brasileirinhas, com a saxofonista Daniela Spielmann e a pianista Sheila Zagyry, dia 28, às 23h.
O Espaço Literatura abrigará recitais de poemas e textos idealizados por mulheres de repercussão nacional, além de lançamentos de livros. No dia 21, às 15h, acontecerá o lançamento de “As minhas receitas japonesas”, de Mari Hirata; às 17h, lançamento da coleção “Aromas e Sabores da Boa Lembrança”, Danúsia Bárbara; e, para encerrar o dia, recital na Igreja do Rosário. Ainda no Espaço Literatura, no dia 28, às 17h, acontecerá o lançamento do livro “Nutrição Contemporânea”, de Dora Cardoso e Marcela Knibel e recital na Igreja do Rosário.
Pela cidade histórica também acontecerão vários shows itinerantes e instrumentais no Largo das Forras, Coreto e Praça da Rodoviária. Os visitantes poderão conferir as apresentações do Cortejo de Tambores, duo de harpas com Suzana Sanchez, o acordeom de Sarah Assis, flauta e piano com Salomé Viegas e Adriana Abid, show de sax com Daniela Spielmann, grupo de choro feminino “As Choronas” e a apresentação “O Realejo”, com Vanessa Campos.
Durante todo o Festival, o público confere as exposições no Espaço das Artes “Graal Feminino”, de Clevane Pessoa, e “Entre o Ato e o Prato”, de Marijô Boaventura.
Os visitantes e a população local terão, ainda, apresentações de filmes ao ar livre na Praça da Rodoviária, sempre às 19h e às 21h, respectivamente. Na segunda, 23, serão exibidos “Ratatouille” e “Sabor da Paixão”. Na terça, o público irá se deliciar com “A fantástica fábrica de chocolate” e “A festa de Babette”. Dia 25 é a vez de “Chocolate” e “Julie e Julia”.
Informações e reservas: Estação do Turismo – (31) 3029-1688.
Mais informações e programação: http://www.culturaegastronomia.com.br/2010/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Cônsul Marco Llobus lançará em setembro, seu Dores de Indaiá nas Memórias de Tapuia




















A imagem acima, enviada pelo autor,para divulgação, estará na capa do primeiríssimo livro de Marco Llobus(*), embora ele já seja publicado, publique aqui e ali, tenham-no ouvido em recitais, saraus e em sua forma única de ser prentista em versos livres... O livro, em que pese, haver encantado pessoas que leram os originais-uma delas o premiado e talentoso Gabriel Bicalho - vai, segundo o autor, polemizar.sabem o pai cujo filho vais se apresentar num palco, e que mesmo conhecendo-lhe o talento e estado nos ensaios, treme/?Assim o novel autor de livro publicado.Mas meu vaticínio é o melhor possível.
Vi Marco Llobus crescer em direção à mágica da lua, embrenhar-se em matas e megulhar abissalemtne.Com muita força e coragem estilística, quebra paralelismos semânticos, ou adora um falar interiorano que de tão poético, dá vontade de aprender melhor.Esse moço fotógrafo , que saiu por aí, a fotogafar Hus Mano-homens da roça em seus que fazeres são captados de forma genuína, a clicar a originialidade feminina e com ela encantar-se,que faz posteres de Des/Classificados, classificadíssimos e cheios de classe, preside uma rede onde porejou suores, lacrimejou emoções , cantarolou em etapas vencidas e gargalhou de putro prazer a cada etapa cumprida.

Revisei o livro e confesso que a cada pema, tinha vontade de flutuar a alcançar altos plátanos, copas solares de ipês, olhos de palmeiras , caleças de paineiras.O indigena da capa, parece-me andrígino, digo a Marco que se leva (se eleva!) um soco na boca da alma ao contemplar essa face tão bem marcada pelo artista que ele é.Mas abre-se o livro e é paina, pena, pétala, luz solar e lunar.

Maravilha!

Quando ele concuiu o livro, era luar e eu lhe disse que fosse lá fora e oferecesse seu produto á lua.Por e-mail, por talks daqui e dali.E ele foi.Voltou pronto para fazer mais versos.E desandou a destilar Outra Poesia. E não para de poetizar intempéries e calmarias, paixões e desapegos.
AS DORES DE INDAIÁ NAS MEMÓRIAS DE TAPUIA de Marco Llobus, vai marcar época.Anotem isso.


Vida longa ao autor e perene à sua obra.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, 12/08/2010

(*) Marco Llobus é o nome artístico literário e de vida, que Marco Antonio de Melo Rodrigues escolheu sob vivências que coloriram seu foro íntimo.Ele é o Presidente da Rede Catitu Cultural, Embaixador Universal da Paz e Cônsul de Poetas del Mundo -para nós, grande amigo de seus amigos.



AS DORES DE INDAIÁ NAS MEMÓRIAS DE TAPUIA


LANÇAMENTO DO LIVRO DE POEMAS
AS DORES DE INDAIÁ NAS MEMÓRIAS DE TAPUIA
de Marco Llobus


Data: dia 23 de Setembro de 2010.
Horário: 19h30
Local - Centro de Cultura Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Belo Horizonte MG - 31 3277 7420

fala o autor:


"Sobre minha Publicação


Bem, após 13 anos de ativismo cultural. Criação de vários saraus de poesia pela cidade. Entre eles o Sarau da Lagoa do Nado, o sarau Uivos da Noite no Centro Cultural São Bernardo. Participações nas mais importantes antologias acontecidas nesta decada em nossa cidade. De ter criado o primeiro "spam arte" de poesia do mundo - o Jornal/poster Virtual DESCLASSIFICADOS, além de muitas outras coisas, esperei...


Esperei com serenidade de um monge, o sentir e o emergir de mim - um traço fiel e totalmente meu. Após viver tantas realidades propiciadas pelo "ativismo cultural" acho que encontrei um belo traço de minha expressão. Esperei 13 anos, tendo em minhas gavetas outros tantos projetos, livros, artes visuais, peças de teatro e etc. Todos guardados.


AS DORES DE INDAIÁ NAS MEMÓRIAS DE TAPUIA é uma obra que não posso guardar.


Ela reflete um encontro singelo e verdadeiro. Do homem e sua criança, sua memória... O estado da pura lembrança e da saudade...


Não quero somente a publicação de um livro. Quero encená-lo, fundindo imagens, tons e cheiros, formas e corpos... para que palavra condutora deste universo descrito, entre as saudades que sou, encantem e encontrem reciprocidades pelas atmosferas do viver.


Quero fazer como sempre fiz... Um uivo longo e sincero, de versos, tons, sons e formas ... e esta a verdade em que me encontro."


Marco Llobus

Fonte (visitem para conhecer poemas desse autor instigante ! ) :

http://www.marcollobus.blogspot.com/

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fio Partido



(homenagem ao Cônsul de Poetas del Mundo Luiz Lyrio)

Era vida escorrendo
por todos os poros
e nada lhe tirará isso

A morte levou o corpo
deixou palavras
registros
deixou idéias
pensares escritos

deixou a presença
marcante
na lembrança
no retrato
na poesia

A morte apenas
rebentou o fio
mas não consegue
levar
o que tecido está
Isso fica!

           Bilá Bernardes 


Abaixo, um poema de Luiz Lyrio ilustrado pela artista plástica Iara Abreu.

CONVITE PARA POSSE DA DIRETORIA E ENCONTRO DE POETAS DEL MUNDO EM BÚZIOS-RJ

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Passagem do Cônsul de Poetas del Mundo Luiz Lyrio


Luiz Lyrio, na mostra de Iara Abreu (Biblioteca Infanto Juvenil, out/2009)-Belo Horizonte.
Crédito da foto:Clevane Pessoa




LUIZ LYRIO_PRIMEIRO MEMORIAL

O amigo Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha"( eucaliptos.jequitibas@gmail.com), Embaixador da Paz,nos envia a nota de falecimento do escritor e poeta, educador Luiz Lyrio ,vejam abaixo, publicada por Bruno Grossi, que também o publicava na Revista Nota Independente.

Luiz Paulo Lyrio, pessoa de nossas relações afetivas e de trabalho , com quem realizei muitos projetos ,era essencialmente escritor e educador.
Escrevia praticamente todo o tempo livre.O primeiro livro mais conhecido, foi Nos Idos de 68, onde narra, com dramaticidade mas com o humor peculiar,sua prisão , quando ainda estudante. A primeira edição foi pela anomelivros , com prefácio de Rogério Salgado e a segunda, pela Mazza Editora, ampliada e modificada pelo autor para apropriar-se mais às escolas, pelo saudoso jornalista,e poeta Alécio Cunha.
Prefaciei e fui a revisora de “Marcas de Batom”(com capa de Allez Pessoa) e “Abdução”, ambos em edição do autor,feitos pelo Geraldo , na gráfica do mercado Novo-em ABDUÇÃO deixava entrever seu profundo desgosto com os rumos tomados pelo magistério.Ele era Professor de História, na Rede Pública de Belo Horizonte(estadual e municipal).Com ele, fiz leituras dramáticas desses três primeiros, no Restaurante Cozinha de Minas, ainda no prédio antigo,recebidos pelo Ramon, acompanhados pela interpretação e o violão do artista Rui Montese, em casa de quem ensaiávamos os textos transformados em esquetes.Gostava do convívio com jovens, tendo publicado um livro sobre grêmios estudantis, buscava fazer renascer o protagonismo e a liderança na adolescência, reeditou-o e seguiu , por tempos, de sala em sala, fazendo palestras.Mas também palestrava para idosos.Poeta ,cronista , contista ,do tipo “sentinela do status quo”, ultimamente andava preocupado com questões sobrenaturais, e escreveu “Entre a Vida e a Morte”.Mesmo agora em setembro, a Editora aBrace, do Movimento Cultural aBrace, da qual era representante em Aracaju-onde atualmente, residia com a querida irmã Maria Helena- lançará seu mais novo rebento literário, “A Guerra do Fim do Mundo”.E eu também revisara seu “Nos Tempos do Madalena”, escrito há mais tempo e cheio de humor, onde fala das esborneas estudantis- ainda inédito.

Trabalhamos juntos em Estalo, a revista, dirigido por ele, Rogério Salgado e Cláudio Márcio Lisboa, os últimos exemplares diagramados e com capa de Marco Llobus e os iniciais, da professora Ana da Cruz (leia-se Mural dos Escritores).Ilustrei , dele, contos e poemas e apresentamos

Teve dois poemas publicados e distribuídos pelo grupo de POETAS pela PAZ e pela POESIA , no evento PAZ e POESIA.

Também na qualidade de poeta ,está em faixa do CD OISE, declamando com veemência um libelo amoroso.

Para nossa antologia do Instituto Latino Americano-IMEL-lançado nas bienais do Rio(2009) e de Belo Horizonte(2010)-chamada Nós da Poesia, escreveu um significativo texto sobre a PAZ.

Participa de várias antologias , por premiação, seletiva ou edição cooperada.

Meu mais recente livro, Erotíssima, traz palavras que escreveu quando representou-me no encontro de 2009, do Movimento Cultural aBrace, quando recebeu por mim o troféu , leu minhas saudações e agradecimentos e depois veio trazer o belo troféu aqui, o que fotografamos e publicamos para enviar a Roberto Bianchi e Nina Reis, seus diretores.Em 2010, foi ao Uruguai, tendo ficado encantado com o congraçamento do aBrace- cujo lema é mesmo “Solidariedade entre criadores”, praticamente o mesmo que Luiz Lyrio tinha por pessoal, há tantos anos- onde conheceu outros escritores latinoamericanos e lançou livros.Ele também escrevia na revista internacional do abrace.

Em 2008, li que neila batista iria homenagear, na Câmara Municipal, os resistentes à Ditadura Militar, em especial os que fizeram parte da grande marcha contra a repressão–a foto da mesma, onde está o autor, faz a capa da edição de Nos Idos de 68, pela Editora Mazza.Então, entrei em contato com a organizadora da homenagem e lhe pedi que incluísse três grandes poetas ainda vivos:Neuza Ladeira, Marco Aurélio Lisboa e Luiz Lyrio.Imediatamente, ela aquiesceu e ele foi um dos que receberam o troféu e a homenagem coletiva.

No ano passado, fomos a Teófilo Otoni, para a posse na qualidade de Acadêmicos da ALTO(Academia de Letras).Ele estava cheio de planos literários , que colocava sem parar, na longa viagem de ônibus.Escreveu até ao final de seus dias, pois Marco Aurélio Lisboa, seu amigo da juventude foi visitá-lo no hospital na semana passada e encontrou-o a escrever no notebook.Até comentei ,por telefone,com autores chegados, que ele melhorara , pelo visto.Também ainda antes de morrer, lançou o número seis de Estalo, o tablóide,
Em Aracaju, onde vivia ultimamemte, com a irmã Maria Helena.Luiz escrevia como quem respira:continuamente.

Luiz Lyrio era ainda Embaixador da Paz, pelo Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de La Paix, que agora perde um de seus mais entusiastas representantes.Quando indico embaixadores, busco quem “pratica o bom combate”.Ele era um deles.

O estilo de Luiz Lyrio, inconfundível, misturava ironia,humor, amor, trocadilhos ,crítica social,.
Continuarei aos poucos esse memorial, tantas coisas quero escrever a seu respeito, eu que dele recebi lindos poemas líricos, que mostravam seu lado eternamente adolescente.

Os pais devem estar a recebê-lo nessa outra dimensão , a maior das incógnitas em nossas i/ilmitações humanas :era o caçula e Maria Helena, a querida mana mais velha, contou-me que ao morrer, a genitora lhe pediu que cuidasse por ela de seu “Ouro em Pó”-era Luiz Paulo.

O velório será no Cemitério Parque da Colina (Rua Aimorés, 2954 - Sto Agostinho) a partir das 7hs, hoje, 09/08/2010 (segunda-feira).

Lembrem-se:um autor, um poeta, um pensador não morre, não enquanto seus textos forem lidos e ele lembrado.


<>**<>



A Luiz Lyrio, Cônsul de Poetas del Mundo , Embaixador da Paz, membro da Arcádia , Acadêmico Correspondente das Academias de Cachoeiro do Itapemirim (ES) e da de Teófilo Otoni, MG (ALTO)eternidade.

Você que amava aves
queria voltar beija-flor,
voe no azul, bem Alto...

Clevane Pessoa


Clevane Pessoa de Araújo Lopes, também em nome das entidades às quais pertenço, a muitas das quais também ele também era afiliado, mídia e amigos (abaixo).

Embaixadora Universal da Paz
Diretora de Comunicação e Projetos Especiais da Universidade Planetária do Futuro,Vice Diretora do IMEL,Diretora Regional do inBrasci em Belo Horizonte, MG,Representante do Movimento Cultural aBrace,VicePresidente do IMEL;
Acadêmica da AFEMIL(Cadeira 05, Cecília Meirelles),da ALB /Mariana(Cad.11, Laís Correa de Araújo);
Acadêmica Correspondente da ADL, ALI, AIL, ACL, ANELCARTES, ALTO,;
Membro da APPERJ, da ONE, do virARTE, da CAPORI.
Talvez falte alguma , complementarei na sequência deste MEMORIAL.