domingo, 14 de novembro de 2010

CONPPAZ




               Relatório do CONPPAZ


Aconteceu, neste sábado, dia 13 de Novembro, o CONPPAZ – Contagem e Poetas pela Paz. Este foi o primeiro de uma série de pequenos encontros regionais que se pretende realizar para divulgação dos Poetas del Mundo no Estado de Minas Gerais. Tal evento foi articulado por Bilá Bernardes, Marta Reis e pela Casa da Cultura; sendo que a sugestão do nome CONPPAZ foi sugerido por Léa Lu. Também contou com a parceria  de instituições, como a Casa da Cultura e de alguns órgãos da Prefeitura tendo a cobertura da jornalista Consuelo Aragão, do Jornal Regional.  
Pela manhã, oito poetas: Bilá Bernardes (Belo Horizonte/Santo Antônio do Monte), Marta Reis(Contagem), Newton Emediato Filho(Belo Vale), Rogério Salgado(BH), Virgilene Araújo(BH), Sílvia Araújo Motta(BH), Carlos Ramalho, Mariju Moreira(Contagem),  saíram pela Feira do Eldorado, distribuindo  poemas entre as pessoas na movimentada feira, com o apoio da rádio local que anunciava o trânsito de poetas  e ainda pedia que os passantes recebessem bem os poetas e refletissem sobre o conteúdo dos poemas recebidos. Sílvia Motta, com seu olhar aguçado, descobriu na feira alguns poetas e anotou os dados dos mesmos, para futuros contatos. Algumas pessoas como a poeta e professora Mariju Moreira e Sílvia Motta só puderam ficar conosco no período da manhã, mas a presença delas conosco  enriqueceu o evento.
À tarde, às dezesseis horas, apesar da chuva torrencial que caiu na cidade de Contagem, estávamos à porta da Casa de Cultura, onde estiveram presentes: Bilá Bernardes, Léa Lu, Inez Alves (de Lagoa Santa), Marcia Araújo (Sabará), O Grupo Pasárgada (Antônio  Souza, Gil Berto Lopes, Marta Reis, Jane Lupino), Carlos Ramalho, Newton Emediato Filho, Iara Abreu (BH-Barreiro), Irineu Baroni e esposa (BH), Edson Potente, três funcionários da Casa da Cultura, a jornalista Consuelo Aragão, Rogério Salgado, Virgilene Araújo e outros presentes que abrilhantaram nosso evento. No total foram vinte e três pessoas. Com doação dos escritores presentes, fez-se sorteios de livros e camisetas de eventos de poesia. As Cônsules: Bilá Bernardes, Léa Lu e Marta Reis abriram o evento explicando sobre o Movimento Poetas Del Mundo, inclusive explicitando sobre as recentes mudanças na instituição, de Forum para OSCIP.
Logo após aconteceu o sarau, onde todos se sentiram à vontade para cantar, ler e declamar. O fechamento foi com o Grupo Pasárgada (recital de música e poesia) que encerrou convidando a todos para cantar Coração Civil de Fernando Brant e Milton Nascimento. O sarau foi belíssimo e realmente havia entre nós o clima de harmonia e paz.  
Os próprios poetas colaboraram com o lanche e todos estavam tão entusiasmados que deram continuidade ao sarau da confraternização, durante o lanche, e ainda fomos premiados com a belíssima voz da Jane que cantou (a capela), Ave Maria, às 18 horas.
Saímos todos de lá nos sentindo felizes e com a sensação de dever cumprido, pois todos gostaram  de tudo que foi feito neste dia. Os funcionários da Casa de Cultura nos elogiaram muito, comentando que o evento tinha superado todas as expectativas que eles tinham e por isso, disponibilizaram aquela linda casa a todos nós, sempre  que precisarmos, inclusive para sediar reuniões de Poetas del Mundo. É isto, cumprimos nosso dever de semear a paz... E cremos que estas sementes irão germinar e produzir muitos e bons frutos.



 Mais fotos estarão no blog de fotografias: http://mgpoetasdelmundofotos.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Obrigada por ter-nos apoiado, realmente este evento com o lançamento da CONPPAZ foi exelente.
    Lançamos o nome CONPPAZ, que apartir de 2011, teremos uma data oficial, para acontecer o nosso primeiro encontro. Obrigada aos colaboradores e visitantes.
    Léa Lu, CONSUL poeta Del Mundo por Contagem, MG
    www.poetasdelmundo.com/verinfo_america.asp?ID=3844
    Autora do nome CONPPAZ

    ResponderExcluir