domingo, 28 de fevereiro de 2010

Copiei do Blog de Poetas del Mundo de Sete lagoas, postado pelo Cônsul João Drumond

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Passos Para Reconhecimento do Diploma de Cônsul de Poetas Del Mundo
POETAS DEL MUNDO

Reconhecimento Oficial do Diploma de Cônsul


Relato aqui os passos e procedimentos para a busca do reconhecimento oficial, pelos municípios, dos diplomas de Cônsul, emitidos pela Entidade Internacional “Poetas Del Mundo”.

O reconhecimento oficial do diploma se configura numa ferramenta eficaz, para que o poeta exerça com plenitude a missão que a representação lhe determina, dentro dos objetivos maiores de Poetas Del Mundo.

1 - Criar uma pasta com os documentos a seguir:

A- Copia do diploma de Poetas Del Mundo.
B- Copia do Manifesto Universal.
C- Copia da pagina pessoal no Site Poetas Del Mundo.
D- Copias de reportagens na Web e em jornais da ação de Poetas Del Mundo.


2- Escrever um requerimento ao Conselho de Municipal de Cultura, solicitando o reconhecimento do diploma como ferramenta para o bom exercício da representação e para a divulgação e intercambio da arte e cultura do município com todas as praças culturais associadas. Lembrar os recursos que a Web oferece para este exercício de intercambio e divulgação.
(posso fornecer modelo).

3- Por ser um procedimento inédito o poeta deve ajudar na confecção de todos os documentos que se fizerem necessários. A secretaria de cultura e o conselho podem protelar por não saberem redigi-los (não vão reconhecer isto).


4- O caminho que considerei mais viável foi através do Conselho Municipal de Cultura. (freqüentar as reuniões conselho).

5- A partir do requerimento, o representante da literatura no conselho emite um parecer favorável ou não ao reconhecimento, (tenho modelo deste parecer).


6- O Conselho de Cultura em reunião ordinária coloca o requerimento em votação e se aprovado, emite parecer favorável (não tem razão para negá-lo, pois não envolve verbas).

7- Emite-se uma Carta de Reconhecimento que é assinada pelo Prefeito do município, pelo Secretario de Cultura e pelo Presidente do Conselho de Cultura. (tenho o modelo). Esta carta pode ser entregue, a critério ao Cônsul, em cerimônia oficial, dentro de algum evento cultural tradicional da cidade.


8- A pasta com todos os documentos é homologada e arquivada nos arquivos da Secretaria de Cultura.

Embora os procedimentos pareçam complicados e trabalhosos diante da burocracia oficial, é importante lembrar aos envolvidos, que o município só tem a ganhar diante das ferramentas que estarão disponibilizadas pela Web em termos de divulgação e intercâmbio cultural e diante do trabalho ímpar que Poetas Del Mundo pode oferecer dentro da proposta expressa no Manifesto Universal.

Os procedimentos aqui expressos representam apenas um dos caminhos possíveis. Isto pode variar de cidade a cidade. Em algumas, o processo pode prosperar através da Secretaria de Cultura, em outras através da Câmara de Vereadores ou mesmo diretamente com a Prefeitura.

A influência positiva de entidades de classe e de personalidades proeminentes dos municípios pode ajudar a convencer a burocracia oficial sobre a importância e utilidade de um diploma de expressão internacional, como ferramenta de intercambio e divulgação da arte e cultura do Município.
O processo todo pode demorar um pouco, por isto exige paciência, habilidade e persistência.


Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o meu e-mail

João.drummond@yhaoo.com.br

E será amplamente divulgada pelo meu blog e sites parceiros.

http://amigosletras.blogspot.com/

Um abraço a todos os companheiros de Poetas Del Mundo e sucesso em seus projetos.

Resumo dos passos:

1 – Requerimento ao Conselho Municipal de Cultura.

2- Parecer do Conselho (favorável ou não).

3 – Carta de Reconhecimento (copias necessárias), assinadas pelo Prefeito, pelo Secretário de Cultura e pelo Presidente do Conselho de Cultura.


Todos os passos e modelos de documentos estarão disponíveis no blog Poetas Del Mundo – Sete Lagoas.

http://poetasdelmundosl.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário