quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Duas Mensagens de Paz

Hoje, ao Movimento Poetas del Mundo, se integram 4500 poetas.

João Drumond - Sete Lagoas-MG

Porque Associar-se?  Poetas Del Mundo
(novembro de 2009)
A poesia entrou na minha vida em momento de crise. Não gostava de poesias, achava-as chatas, sem sentido e sem utilidade.
Quando comecei a decorar Navio Negreiro de Castro Alves, a minha intenção era melhorar minha comunicação ou capacidade de expressão.
Castro Alves, sem que me desse conta, passava pelas dobras do tempo os valores e sentimentos que confrontaram como armas não convencionais a ditadura escravocrata.
Vivemos hoje outras ditaduras que devem ser confrontadas: a da exclusão e injustiça social, dos preconceitos, da corrupção política, etc.
A poesia de poetas como Castro Alves, palavras alinhavadas em sua forma mais nobre e elevada, atingiam em cheio o âmago da indignidade humana e denunciavam, sem medo nem pudor umas das mais negras paginas da história da humanidade.
E atingiam em cheio uma alma prisioneira que buscava na poesia seu vôo de liberdade.
Eu diria que a poesia salvou minha vida da derrocada existencial e restabeleceu um antigo plano de ideais que em criança me faziam sonhar acordado, e que se corromperam ao longo da dura caminhada nesta busca pelo “sucesso” pessoal e profissional.
Este sucesso equivocado, forjado pela procura incessante de bens, poder e status, representa uma das maiores armadilhas destes tempos intrigantes.
Quando menos esperava eu estava compondo meus próprios poemas e encontrando um sentido mais autentico e verdadeiro de bem viver.
A poesia alinhava minha mente e coração com a Mente e Coração do Mundo.
Ocorreu-me que, se a poesia pode salvar uma vida, ela pode salvar também muitas vidas e até toda uma humanidade.
Quando fui convidado por Deslanieve Daspet e aceitei ser Cônsul de Poetas Del Mundo por Sete Lagoas, devo confessar que não tinha ainda a idéia exata do movimento.
Um diploma internacional de Cônsul me conferia um reforço considerável no meu currículo de autor e poeta emergente.
Mas eu já percebia a nobreza e grandiosidade do Movimento Poetas Del Mundo, que numa iniciativa inédita procurava unir e agregar talentos e esforços numa grande revolução branca e poética, pela paz e pela vida.
No encontro de Belo Horizonte, as palavras do Secretário Geral Ariaz Manzo, me convenceram de vez que o Movimento Poetas Del Mundo é visionário, oportuno e ousado, bem apropriado para um mundo que agoniza, vitima da insensatez humana.
A idéia de poetas carregando pelo mundo nas mãos, rosas vermelhas e pombas da paz, em busca da solução de conflitos pela força da diplomacia poética é alentadora e cativante.
Somos levados em momentos de desesperança a flutuar nesta utopia sublime, e por alguns instantes sonhar com um mundo mais humano, mais justo e mais poético.
Num mundo, onde a realidade nua e crua nos esbofeteia a face a cada momento, saber sonhar pode ser nossa ultima defesa. E os sonhos têm este poder de nos transportar sobre os abismos de incertezas e sobre vales de lágrimas.
A utopia de uma Nação de Poetas construindo um tão sonhado e almejado Mundo Novo.
João Drummond
Pronunciamento de Arias Manzo na França:  

Poetas del Mundo a Serviço da Humanidade:



“Consideramos que os conflitos se resolvem de duas formas: ou é através dos diálogos
Ou é através da força. Ou é pelo entendimento ou é pela guerra.
Quando é pela força das armas é porque a palavra fracassou!
Consideramos que o poeta tem o dom para trabalhar com a palavra e deve contribuir com os diálogos para encontrar entendimento e evitar os conflitos armados.”
 
Para saber na íntegra, acesse o vídeo do youtube.




Um comentário:

  1. A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
    abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
    ano 2011. As inscrições vão até o dia 2 de novembro de 2011.
    Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
    a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
    ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

    OBS: O VALOR DA INSCRIÇÃO ( 2 REAIS) PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE COM AS 6 CÓPIAS DA SUA POESIA.

    ResponderExcluir