segunda-feira, 25 de julho de 2011

Belô poético 2011 Abertura




"Ação/Reflexão Poética
Reflexão/ Ação Poética
no Universo da Cultura Popular"






Este foi o tema do Belô poético deste ano. Iniciamos os encontros no dia 14 de Julho. Às 18 horas já pingavam poetas no salão do SESC - LACES JK, centro de Belo Horizonte. Pudemos abraçar Deomídio Macedo, Maria Clara Segobia(Poeta del Mundo), Inez Alves, Márcia Araújo(Poeta del Mundo), Marta Reis(Poeta del Mundo), Newton Emediato(Poeta del Mundo), Luiz Leite, Rogério Salgado e Virgilene(Poetsa del Mundo), os organizadores, Marcos que é tão especial que nem precisa sobrenome, Maria Moraes que, apesar de toda dificuldade de locomoção, não perde um Belô, Aroldo Pereira que sempre vem acompanhado de um grupo da cidade do norte de Minas: Montes Claros; Severino Iabá, do Boi Rosado e seu grupo que acompanha o cortejo; Arlindo Nóbrega, vindo de São Paulo, Cláudio Márcio Barbosa(Poeta del Mundo), que sempre se faz presente, mesmo quando não pode comparecer - neste ano veio na abertura - através do almoço que o restaurante de sua mãe oferece aos poetas; Marco Llobus(Poeta del Mundo), que trabalha tanto que raramente o encontramos, mas veio representar Clevane Pessoa e também marcou presença de Brenda Marques(Poeta del Mundo) durante as homenagens; Clevane que, por problemas de saúde acompanhou de longe, registrando os momentos através dos amigos e da perspicácia de jornalista que é, enviou a exposição que já percorreu outros espaços internacionais inclusives, como a semana Gastronômica de Tiradentes; Ricardo Evangelista (Poeta del Mundo) e Sueli, que trazem a alegria do Sarau Tropeiro e faz-se presente principalmente nos Momentos de Cidadania; Ricardo Bezerra, que veio de João pessoa, na Paraíba e, neste ano, trouxe a esposa, bela, simpática e companheira;Tânia Diniz(Poeta del Mundo) e seu Mulheres Emergentes, Regina Ximenes, artista plástica que já expôs no Belô e, agora, vem prestigiar novos artistas; Eurides Cunha(Poeta del Mundo), repentista das Minas Gerais, Gertrudes Greco, presente desde o primeiro Belô, autora de poemas marcantes e detentora de voz expressiva ao declamar, Iara Abreu, artista plástica sempre presente junto aos Poetas del Mundo e em espaços de arte, Cler de Veloix, Irineu Baroni (Poeta del Mundo), João Batista Mariano, Marlene Reis, Régis D`Dalmeida(Poeta del Mundo), Lea Lú (Poeta del Mundo) e outros e outros, muitos outros. 


Como se faz todo ano na abertura do Belô poético, conhecemos os homenageados que receberam seus certificados:  Clério José Borges (ES), Instituto Imersão Latina ( representado por Marco Llobus) Luis Arias Manzo(Idealizador de Poetas del Mundo - Chile), Ricardo Bezerra(UBE  PB),  Dr. Silva Barreto - homenagem póstuma -  representado por Arlindo Nóbrega).







 Dentre os homenageados, uma belíssima e emocionante declaração do mentor de nosso Movimento Poetas del Mundo, Luiz Arias Manzo, que falou do poder da palavra. Ficou para todos que o ouviram que, a guerra é sinal de que a palavra falhou e... a palavra perdeu, uma certeza de que o instrumento de trabalho dos escritores e poetas é o que há de mais poderoso na humanidade. 


 Então, usemos mais e mais nossa capacidade de lidar com a palavra para que as guerras fiquem escassas e a paz seja semente de plantar para que haja flores e frutos de relacionamentos pacíficos.

                                                                                         Bilá Bernardes

  Irineu Baroni,Arias Manzo e Maggie
Público



Continuando a programação de abertura, tivemos apresentações: 
1- da dupla de Santa Catarina Tatiana Cobet e Marcoliva com poemas musicados e contação de causos, também musicados.


 2-  do grupo Africanê - Jorge Dissonância, Eliane veloso e Severino Iabá  e 



3 - do Cortejo Re-boi-liço Rosado  Boi Rosado que distribui rosas de crepon e mudas de pau brasil.





Em seguida, antes do Coquetel de Abertura, Inez Alves apresenta toda a equipe de apoio e convida a recepcionar aqueles que vieram pela primeira vez, com abraço de confraternização. Convidamos, também, os veteranos do Belô a participarem dessa recepção.







 Obs. Voltaremos a falar do Belô poético e da estadia de Arias manzo e sua esposa em Belo Horizonte durante o encontro.

Outras fotos no Blog http://mgpoetasdelmundofotos.blogspot.com/

Um comentário:

  1. E está cada ano melhor....
    Parabéns a todos que fazem o Belô acontecer.
    bjx

    ResponderExcluir