sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cônsules Poetas del Mundo são homenageados


























Jaak Bosmans , no BaCco (Bar do Victory Hotel) , para a fotografia de Lu Peçanha. Juiz de Fora, 26 de novembro,antes da solenidade de outorga da Medalha de Mérito Tiradentes.Hotal Victory.Representação da FALASP-presidida pelo Conde Thiago Menezes e organizada pelo representante em Juiz de Fora, Ricardo Cavalcanti.


Jaak Bosmans, mineiro de Belo Horioznte, é agora Chanceler da ABLA (Academia Botuvense de Letras).Antes de o ano de 2010 terminar, foram-lhe outorgadas as medalhas Anita Garibaldi, Princesa Isabel e Tiradentes, pela FALASP, presidida pelo dinâmico e empático Conde Thiago de Menezes
em ocasiões especialmente organizadas por seus representants em diversas cidades e Estados.

Pode-se estranhar que uma pessoa mereça quase ao mesmo tempo, várias condecorações e títulos-qual o de Destaque Brasil 2010, concedido pelo colunista Raimundo Nonato Pereira da Silva, da Cidade de Taubaté, já decano colunista e ativista cultural, promotor dessas solenidades freqüentadas pela sociedade de sua cidade e de tantas outras.Todavia, no caso de Jaak Bosmans, afiançamos que ele traz em sua bagagem pessoal de trajetória de vida profissional, de poeta e de artista, uma plêiade de experiências variadas e ricas.

A persistência, a organização dos objetivos para melhor alcançar metas, o entusiamo e a honestidade mesmo para consigo mesmo, tudo embalado por toques de POIESIS, tornam o Poeta Jaak Bosmans uma pessoa de princípios e muitas qualidades que nele fluem como traços de personalidade firme e já estruturada.
Passagens por áreas quais publicidade, cinema, magistério, engenharia, artes e poesia, mesclam tudo que produz a criatividade que lhe é peculiar.

Recentemente, em Juiz de Fora (outorga da medalha Tiradentes na instalação da representação da FALASP naquela cidade- sob a coordenação impecável do jornalista Ricardo Cavalcanti (visitem seu bloghttp://ricardocavalcanti.blogspot.com/) e em Taubaté, (título de Destaque Brasil- em festa já cita acima, tradicionalmente no Fabelle, em direção de Raimundo Nonato, que assina coluna de mesmo nome, “Destaque”), podia-se observar que Jaak Bosmans frequentemente estava cercado de amigos, que com que ele queriam posar para fotos , trocar impressões,cartões ...O chamado “Pai da Poemagem”-uma inteligente e artística fusão do poema com a imagem, mostrava sempre essa faceta social e fraterna.Sucesso estabelecido, não há quem desgoste dos versos assim apresentados -elstes, pelo conteúdo com tendências minimalistas acentuadas, embora o autor também faça incusões pelos peomas de maior tamanho - nem da web arte figurativa, característica das imagens que trabalha e adequa ao todo desejado.

Ecologista de nascença, realizou vários trabalhos e campanhas em prol da Amazônia,
Tem efetiva militância pelo estabelecimento de iguais direitos para todos- minorias e diferenças- além de alertar para o valor da Educação, das Artes e das Letras na formação da cidadania.Em suas páginas da Comunidade Banco do Planeta e as da revista Art Fórum, UNIFUTURO , PEAPAZ (Poetas e Escritores e Ativistas Pela Paz),e outras mais, desenvolve vários textos elucidativos e de conscientização-em versos ou prosa.


Jaak Bosmans, emocionado, recebe do presidente da FALASP a linda Medalha de Mérito Tiradentes.

Clevane Pessoa, Jaak Bosmans e a Cônsul do Paraguay em Curitiba, Elizabeth Brugada Manzoni.
Taubaté-São Paulo, Noite dos Destaques Brasil (. A Coluna Destaque /Raimundo Nonato é editada há 29 anos pela Rede de Jornais Associados –no Jornal da Cidade)


Jaak é Presidente da Academia Maestro Arthur Bosmans( UPF), o Maestro e compositor Belga radicado no Brasil, de quem é filho.

Poemagem de Jaak Bosmans, abre o Livro Cristal de Talentos, Coordenado pela Comendadora Adaljiza Cuan , a quem ele dedica seu poema .

Na edição deste ano de "Nós da Poesia"-IMEL (Instituto Imersão latina) , Jaak está na contracapa, com uma de suas composiçãoes poéticovisuais (poemagem)

Capa da antologia Cristais de Talentos, organizada com estética e seriedade pela artista visual Adaljiza Cuan (*),uma pessoa simpática e cheia de energia e luz..

Para adquirir um exemplar, navegue até :
http://www.adaljiza-cuan.blogspot.com

(*) Adaljiza é Comendadora da Academia Boituvense de Letras.

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora regional do Instituto de Culturas internacionais
Vice Presidente do Instituto Imersão Latina
Representante do Movimento Cultural aBrace(Uruguay/Brasil)
Acadêmica da Academia feminina de letras (BH/MG) e da Academia de Letras do Barsil/Mariana)



2 comentários:

  1. Parabéns a meus amigos e Poetas del Mundo por tão merecidas homenagens!
    Abraços,
    Bilá Bernardes

    ResponderExcluir
  2. Para mim é uma honra estar catalogada neste conceituado livro de arte - Cristal de Talentos! Parabéns, Adaljiza, pela maravilhosa iniciativa!
    Fada Fadul
    http://arteemagiadefada.blogspot.com
    fadavfadul@gmail.com

    ResponderExcluir