sábado, 31 de julho de 2010

Minas em Estado de Poesia

Recebi esta mensagem que me repassou Ana da Cruz, criadora e responsável pelo Mural dos Escritores. Repasso-a acrescentando informações que considero relevantes em cada evento.


O Mural dos Escritores http://muraldosescritores.ning.com , cuja coordenação situa-se em Minas Gerais, sente tranquilidade e honra de poder indicar grupos tradicionais e/ou parceiros, cujas lideranças tem uma atuação séria na Poesia e na Literatura Brasileira, nas suas variadas facetas, conhecida e presenciada por nós.
   **************************************************************************
Paz e Poesia

– Clevane Pessoa, Cláudio Márcio Barbosa, Marco Llobus, Bilá Bernardes e outros

Belo Horizonte
1- Uma das manifestações do Paz e Poesia  (foto: Marco Llobus)  / 2- Bilá e Marco Llobus / 3- Cláudio Márcio Clevane Pessoa e Bilá

Base do ativismo: doação e divulgação de obras literárias. É um ato de solidariedade, pela Paz e pela Poesia!!! Autores do mundo todo doam obras que são distribuídas graciosamente. Uma das ações do movimento acontece na Avenida Afonso em que um outro número, sempre expressivo, de escritores, com as obras doadas em papel de presente, presenteiam participantes da Feira Artesanal que acontece todo domingo na Av. Afonso Pena - Feira de Artesanato, e conta com turistas do Brasil inteiro. O código de aproximação e distribuição dessas obras é Paz e Poesia, num cumprimento que transmite os votos de Paz e leva a Poesia aos agraciados. Só para vocês terem idéia, já houve ano em que as doações chegaram ao patamar de bem mais de 1.000 livros e mais de cem mil flyers com poemas e o slogan PAZ E POESIA.

O recolhimento das doações é feito durante o ano. Neste ano, em especial, por questões burocráticas do município, ainda buscamos outro espaço para o evento principal e, enquanto isso, acontecem pequenas manifestações pela Paz e Poesia.



Movimento Paz e Poesia

Rua dos Assistentes Sociais, 244

Belo Horizonte, MG-32840-080

*******************************************************************************

Abril Poético

– Osmir Camilo e Wagner Vieira

Regiões de Alto Paraopeba e Alto Piranga

Base do ativismo: eventos em trânsito por várias cidades mineiras, que acontece durante uma semana, uma verdadeira maratona cultural, envolvendo palestras, lançamentos, noites de autógrafo,. Em breve, publicaremos o roteiro deste ano.

Acontece em Abril – 3ª semana.

*****************************************************************************

Belo Poético

– Rogério Salgado e Virgilene Araújo

Belo Horizonte

Base do ativismo: declamações poéticas, apresentações artísticas variadas, palestras e debates.

Acontece em julho – 1ª semana quinta a djavascript:void(0)omingo, sendo que neste ano, por causa da Copa do Mundo de Futebol, foi transferiso para a segunda semana.
                         Em 2008: Virgilene Araújo, Kedma e Rogério Salgado                                                                                                      2009: Bilá e Ana da Cruz    
                                                     Em 2010: poetas paziando com moradores de rua/ Lea Lú e Bilá com poeta em Feirão e Leilão de livros          

********************************************************************************

Psiu Poético



– Aroldo Pereira

Montes Claros

Base do ativismo: declamações poéticas, apresentações artísticas variadas, palestras e debates.

Acontece em outubro – 1ª semana.

*****************************************************************************

Terça Poética 
Belo Horizonte - curadoria: Wilmar Silva
  Wilmar e Bilá       /    Apresentação de Mulher Poliglota - Brenda Mars(ques)  e amigos /   Bilá - convidada pelo Barkaça    /  Ferreira Gullar


Base: Apresentação de poeta ou grupo convidado e homenagem a poeta consagrado. A maioria dos poetas presentes se reúne antes e após o evento em confraternizações.

Acontece toda terça-feira nos jardins internos do Palácio das Artes

Um comentário: