Foto de Basilina Pereira, com click de Régis Almeida. Basilina, poeta de Mg Residente em Brasília, abraça Bilá Bernardes, Representante de Poetas del Mundo em MG.O 5º Belô Poético, evento de poesia que reúne poetas do Brasil em Belo Horizonte, aconteceu do dia 9 a 12 de Julho. Durante esse período, participamos de saraus, mesas redondas, passeios turísticos, troca de livros e de experiências com s quase duzentas pessoas presentes.
Na programação, planejamos encontro para troca de experiência com Poetas del Mundo. Esse encontro não aconteceu como planejado. Como comenta Basilina Pereira, no jornal O Rebate, houveram atrasos no início das atividades das tardes. Um desses atrasos, de mais de uma hora, tornou inviável o encontro programado. Optamos, então, por pequenos encontros onde conversamos com Poetas del Mundo sobre ações que visibilizem o Manifesto dos Poetas del Mundo. Encontramos muitos poetas interessados em conhecer mais o Movimento e fazer sua inscrição. A eles, foi repassado o endereço do site, com todas as orientações sobre a inscrição.
Uma das atividades proposta foi a criação de um jornal - ou revista - para publicar Poetas del Mundo. A adesão a esse projeto foi entusiasmada e logo estaremos nos reunindo para programar nosso informativo em papel.
Sobre o Belô Poético em geral, trago palavras de seus idealizadores, também Poetas del Mundo: Rogério Salgado e Virgilene Araújo, publicados
Relatos do 5º Belô Poético
Por Rogério Salgado e Virgilene Araújo
"(...)uma gota de orvalho/desprende-se d`uma flor/chorando".
*
Foto por Brenda Marques: Ladeado por Virgilene Araújo e Rogério Salgado, o Poeta, escritor, historiador, antologiador, crítico literário, ator e Performer José-Alberto Marques que veio de Portugal especialmente para o Belô Poético.
"Palco vazio. Cadeiras vazias.
Hoje é dia 13 de julho de 2009. Depois de quatro dias de poesia e calor humano, todos voltam para suas casas e nós só faremos o mesmo, quando tudo estiver de volta em seu lugar. Imagens começam a surgir como fumaça gerando lembranças. Primeiro todo um trabalho preparativo de quase seis meses, na tentativa de se fazer o melhor para todos os poetas que vêm acreditando nessa proposta chamada Belô Poético.
Foram muitos trabalhos gratificantes e imprescindíveis. Todos os colaboradores, mais uma vez, estiveram em forte sintonia e tudo transcorreu com muito entusiasmo, calor de satisfações e comprometimento. De fato um exercício de solidariedade, oportunidades e emoções.
A abertura oficial se deu com as homenagens prestadas aos poetas e amigos da poesia: Joanyr de Oliveira; Amadeu Rossi Coccô, o velho Amadeu, que se despediu do mundo alguns dias após receber a notícia de que seria homenageado; Luiz Zanotti, O Grupo Lesma, Maria Clara Segobia e o poeta Mário Jorge, in memorian. Na seqüência, performance do poeta português José-Alberto Marques e dos argentinos Sebastián Moreno e Laia Ferrari; a música e a literatura de Zebeto Correa e Caio Junqueira Maciel; além dos quadros do poeta e artista plástico Beto Moreira, a exposição de haicais de Tânia Diniz, os banners poéticos-filosóficos/humorísticos do Dioli e Grupo Barkaça e a exposição em homenagem póstuma ao poeta Antônio Roberto Fernandes.
Na parte da tarde do dia seguinte (11 de Julho) aconteceu o Mini Seminário, no qual foi abordado o tema: A poesia pode curar?, com a poeta e terapeuta Inez Alves, o Orientador Espiritual e Membro do Centro de Fraternidade Espírita Irmão Vitor Marco Alexandre Cunha, a Poeta e Enfermeira Gertrudes Greco, a Poeta e Membro da Seicho-No-Ie Heleide O. Santos, o Poeta e Voluntário do Alô Vida Cláudio Márcio Barbosa e a Poeta e Psicopedagoga Bilá Bernardes, sendo coordenado pelo antropólogo, poeta e membro da ANE – Associação Nacional de Escritores/DF Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira.
Em seguida o Circuito de Opiniões e Conhecimentos que teve como tema: Há limite para a emoção e técnica nas produções poéticas? com o poeta e Doutor em Semiologia Fernando Fábio Fiorese Furtado, a poeta e Mestre em Teoria da Literatura Cecy Barbosa Campos, o Escritor Sérgio Fantini, a Poeta e Mestre em Literatura e outros Sistemas Semióticos Brenda Marques Pena, o Poeta, Pesquisador e Professor Universitário Marcos Freitas, o Poeta, escritor, historiador, antologiador, crítico literário, ator e Performer José-Alberto Marques, o Poeta e Mestre em Teoria da Literatura Iacyr Anderson Freitas, o Poeta e Videomaker Luiz Edmundo Alves, o Poeta e Jornalista José Edward e o Poeta e Filósofo Rodrigo Starling, sendo mediados pelo Poeta, Jornalista e Mestre em Artes Visuais Eugênio Magno.
À noite aconteceu a Teia Poética: Intervenções poéticas e performáticas dos poetas que desejaram se expressar e foram sorteados durante o Sarau Poético. Os contemplados foram os seguintes: 1º Lugar, Kennedy Cândido com Memória subterrânea na máquina do tempo, 2º lugar Cida Araújo com O salmo do louco, 3º lugar Jorge Amâncio Poema de desamor. Foram conferidas menções honrosas para Irineu Baroni com Recortes da vida e Regis D`Almeida com Papelão. Os demais participantes foram: Jaak Bosnans com Homenagem, Maria Clara Segobia com Viva a minha vida, Maria Ilce com Poemar, Santiago Dias com O plantador de manhãs e Terezinha Romão com Saudades.
A mesa de Jurados, assim foi composta: Rodrigo Starling – MG, Poeta e Presidente da OPA! – Oficina de Produção Artística; Lecy Pereira Souza – MG, Poeta e Performer; Deomídio Macedo – BA, Poeta e Ator; Bruno Candéas – PE, Poeta; Arlindo Nóbrega – SP, Poeta e Presidente da Febac – Federação Brasileira dos Alternativos Culturais. A apresentadora Graça Faisão, ao lado de Glaysson Poeta, abriu a Teia Poética com uma dança típica brasileira. A abertura performática ficou a cargo do poeta Lecy Pereira. Na seqüência Aroldo Pereira e Frido Kilo realizaram a sua performance.
Na manhã de 12 de julho, o encerramento do 5º Belô Poético se deu com a Oficina: “A prática de fazer mandalas poéticas” ministrada pela artista plástica Regina Ximenes. Após o encerramento oficial, os poetas participaram da atividade extra programação que foi um passeio turístico no Centro Histórico de Ouro Preto/MG – com recepção do poeta Beto Moreira, na Pousada: Pouso de Santo Amaro.
Entretanto, a cena mais significativa do 5º Belô Poético foi à despedida do poeta português José-Alberto Marques que, emocionado com tudo que vivenciou nesses quatro dias de poesia, chorou como criança ao voltar para Portugal.
Por Rogério Salgado e Virgilene Araújo"
Outros escritos sobre o Belô Poético, com fotos, relatos e comentários podem ser vistos em:
http://orebate-soninhaporto.blogspot.com/2009/07/sobre-belo-poetico.html
http://www.eunanet.net/beth/akkitemarte.php
http://www.eunanet.net/beth/akkitemarte/belo_poetico_5.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário